sábado, 5 de maio de 2018

Fórmula Academy Sudamericana faz lançamento oficial em São Paulo


A Fórmula Academy Sudamericana fez em São Paulo, o lançamento oficial para a temporada 2018. A categoria recebeu empresários, jornalistas e pilotos em um restaurante na Zona Sul da capital paulista e apresentou os planos e objetivos para o campeonato, que tem início dias 19 e 20 de maio no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.

Sob novo nome, já que a categoria é sucessora da F4 Sul-americana, a Fórmula Academy Sudamericana mantém o sistema de monogestão, ou seja, todos os carros apresentam as mesmas especificações técnicas e ficam sob responsabilidade da organização do evento. Desta forma, os pilotos terão igualdade de condições e serão instruídos pelos engenheiros do campeonato, podendo comparar seus dados com os de outros competidores através de informações técnicas e de gráficos.

“Acredito que esse seja um dos pontos mais importantes do campeonato. A Fórmula Academy Sudamericana é feita para pilotos que estão saindo do kart e, nessa fase da carreira, o aprendizado é fundamental. No sistema de aquisição de dados, o piloto vai poder ver em quais pontos está perdendo ou ganhando tempo e o resultado é imediato”, diz o diretor da categoria, Gerardo ‘Tato’ Salaverría.

A categoria passará pelos autódromos de Interlagos (SP), Cascavel (PR), Londrina (PR), Pinhais (PR), Campo Grande (MS), Mogi-Guaçu (SP) e Montevidéu (URU). Os pilotos contarão com dois treinos livres, uma classificação e duas corridas por etapa. Todas as provas terão exibição do canal por assinatura Bandsports. Além disso, foi firmado um acordo com a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, que estará presente em algumas corridas da temporada.

“Temos um pacote bastante interessante tanto na parte técnica quanto na de promoção do evento. Nossa ideia é fazer um campeonato com baixo custo e atrair novos pilotos numa época em que falta uma categoria-escola no Brasil. Recebemos bastante contato de pilotos oriundos do kart e que estão querendo disputar o campeonato. Estamos otimistas e animados para o início da temporada”, afirma Salaverría.
O carro
Projetado e construído com padrões de tecnologia e segurança da FIA: chassi Signatech de fibra de carbono, bicos, gaiola, tanque de combustível, cintos, sistema de prevenção contra incêndios, todos feitos na Europa e nos EUA sob licença da FIA.

Motor
1.8 de 16 válvulas 160 HP, cárter seco, injeção eletrônica e acelerador eletrônico.
Câmbio
Câmbio SADEV de cinco velocidades sequencial.
Volante
O volante é semelhante ao das principais categorias mundiais, sensores de aquisição de dados de parâmetros de motor, força G, longitudinal e transversal, velocidade, posição do volante, posição do acelerador e pressão dos freios.
Freios
Marca Alcon – fabricação inglesa com discos ventilados nas quatro rodas.

Calendário da temporada 2018:

1ª etapa – 20 de maio – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo 
2ª etapa – 10 de junho – Autódromo Zilmar Beux / Cascavel 
3ª etapa – 22 de julho – Autódromo Internacional Ayrton Senna /Londrina 
4ª etapa – 19 de agosto – Autódromo Internacional de Curitiba  Pinhais 
5ª etapa – A definir – Autódromoe Campo Grande / Campo Grande 
6ª etapa – 14 de outubro – Autódromo Velo Città / Mogi-Guaçu
7ª etapa – 25 de novembro – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo 
8ª etapa – 9 de dezembro – Autódromo de El Pinar / Montevidéu (URU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário