quarta-feira, 14 de março de 2018

FÁBRICA DE MOTORES DA FCA DE CAMPO LARGO COMPLETA 10 ANOS


A FCA Planta Motores Campo Largo (PR) completa, neste mês de março, dez anos desde sua incorporação ao grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e se destaca como modelo de produção industrial e de gestão ambiental. É responsável por fornecer motores E.TorQ de 1.6 e 1.8 litro para os principais modelos das marcas Fiat e Jeep produzidos no Brasil, além de exportar cerca de 35% de sua produção para Argentina, Itália e Turquia. A planta emprega atualmente mais de 400 pessoas, possui capacidade instalada para produzir 330 mil motores por ano e está localizada em um terreno de 125 hectares, dos quais 106 hectares são de mata preservada.

Ao completar dez anos como parte do grupo FCA, a empresa também celebra a produção de 1,2 milhão de motores no período. “Esse é um desempenho muito positivo de uma fábrica que se orgulha de seus processos e instalações exemplares e de seus colaboradores altamente capacitados”, afirma Querlem Saraiva, gerente-geral da planta de Campo Largo.

Ao longo dos últimos cinco anos, foram investidos mais de R$ 78 milhões para a modernização do parque industrial e de sua linha de produtos. A modernização de equipamentos é perceptível em muitas áreas da planta. A fábrica foi pioneira na América Latina em utilizar robôs colaborativos no processo produtivo de motores, além de incorporar os princípios da Indústria 4.0 à organização da produção.

Outras áreas, como o almoxarifado, são referência entre as plantas da FCA na América Latina, por se destacarem pelo uso de modernos veículos de movimentação de materiais, que possibilitam um processo mais eficiente e operações com melhor ergonomia, garantindo a segurança e a qualidade no processo e no produto.

O processo produtivo da planta segue os padrões internacionais de excelência da FCA, através do sistema World Class Manufacturing (WCM), que busca a melhoria contínua de processos produtivos, eliminando desperdícios e criando produtos de maior qualidade. Todos os colaboradores da empresa – do gerente-geral ao chão de fábrica – estão envolvidos no processo de melhoria contínua, com avaliação e mensuração constantes. Periodicamente, as plantas passam por auditoria, para averiguação de qual estágio alcançaram.

Em 2013, a planta alcançou a categoria bronze e, três anos depois, já alcançou o WCM Prata. Foi a segunda fábrica a conseguir tal classificação na América Latina. 

Referência em sustentabilidade, Campo Largo é considerada uma planta de zero impacto ambiental. Essa conquista é resultado de um conjunto de ações que passam pelo reaproveitamento e reciclagem dos resíduos, preservação de nascentes e da biodiversidade local, uso consciente de água, através do projeto de captação de água de chuva, projetos de eficiência energética e neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE). 

Na busca por respostas, o primeiro passo foi intensificar os trabalhos de preservação da biodiversidade. A planta possui uma área natural com cerca de 106 hectares de floresta com araucária, que corresponde a 0,16% da área total preservada no Paraná, que é a Floresta com Araucária. Com rica diversidade de fauna e flora, o local abriga mais de 50 diferentes espécies vegetais, algumas ameaçadas de extinção como a araucária (Araucaria angustifolia) e o cedro rosa (Cedrela fissilis), além de 82 espécies de aves, como pica-pau (Piculus aurulentus), coruja-buraqueira (Athene cunicularia)  e tucano de bico verde (Ramphastus dicolous) , e seis espécies de mamíferos, entre elas o veado-catingueiro (Mazama gouzazoubira) que é citado no “Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Paraná”.

A mata, que possui trilha ecológica e recebe funcionários e crianças da região para atividades de educação ambiental, também tem como diferencial a presença de cinco nascentes preservadas. A geração de água dessas nascentes representa 10 vezes o consumo de água da fábrica.Cerca de 24% da água consumida no nosso processo é proveniente das chuvas.

A fábrica paranaense é também Aterro Zero, ou seja, todos os resíduos gerados são encaminhados para reaproveitamento e reciclagem. Nada vai para aterros. Paralelo à correta destinação dos resíduos, a planta desenvolve projetos para reduzir a geração de rejeitos. Cerca de 98% das embalagens nacionais são retornáveis. Os pallets são reutilizados diversas vezes.

No combate às mudanças climáticas, Campo Largo usa energia 100% renovável, além de desenvolver projetos de eficiência energética. De 2015 a 2017, a queda do consumo de energia na planta foi de 11%.

A planta de Campo Largo é certificada com base nas normas ISO 9.001 (Gestão de Qualidade), ISO 14.001 (Gestão Ambiental), OHSAS 18.001 (Saúde e Segurança no Trabalho) e ISO 50.001 (Gestão de Energia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário