terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Algar inicia teste com carro 100% elétrico

Um carro 100% elétrico começou a ser testado pela Algar. Nesse primeiro momento, o veículo, que possui autonomia de 300 km após 1h30 de carga, foi incorporado à frota da Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo, e será utilizado por técnicos em serviço de campo e outros associados da companhia. O objetivo é promover a modernização da frota. A iniciativa é uma parceria entre Algar Telecom, Alsol Energias Renováveis e Granja Marileusa, que ao longo de 36 meses de aluguel vão se revezar no uso do automóvel.

O veículo é da marca chinesa BYD e já possui toda documentação necessária para transitar em vias urbanas e rodovias do Brasil. Com peso total de duas toneladas, alcança uma velocidade máxima de 140 km/h. A potência máxima do motor elétrico é de 90kW e a capacidade da bateria é de 64kWh.

Ainda que carregado com energia convencional, o carro elétrico tem menos impacto no meio ambiente por não usar combustíveis fósseis como fonte de energia. Além disso, a bateria é feita com fosfato de ferro lítio, 100% à prova de fogo, totalmente reciclável e com vida útil de até 30 anos.

No futuro, o carro elétrico passará a ser recarregado com energia solar e vai zerar a emissão de CO2 na atmosfera ao ser utilizado. A Alsol planeja implantar, em Uberlândia, um ponto de abastecimento para o veículo alimentado pelo sistema fotovoltaico.

Segundo o presidente da Alsol, Gustavo Malagoli, é importante disseminar o conceito de que é possível reduzir e até eliminar a pegada de carbono. "O carro elétrico carregado com energia solar vai deslocar os nossos associados até os clientes, para que eles também possam aderir ao uso do sistema fotovoltaico e dar início a um estilo de vida em que a emissão de gases de efeito estufa seja a menor possível", explica o executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário