quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Fernando Calmon - Alta Roda - Autônomos para todos?

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Fernando Calmon
A tecnologia dos carros autônomos continua a surpreender praticamente a cada semana. Muitas vezes de forma positiva, mas nem sempre. A Renault, por exemplo, acaba de fazer uma demonstração bem interessante. Desenvolveu um sistema automático capaz de desviar de um obstáculo com a mesma precisão e rapidez dos melhores pilotos de teste da companhia. Uma prova de que a inteligência artificial pode igualar ou superar a habilidade humana. 

Por outro lado, a Waymo, divisão do Google que cuida de automação, começou a filmar as reações de seus funcionários em testes internos e de rua. E se assustou ao notar que motoristas dormiam ao volante a 96 km/h, quando deveriam estar prontos para assumir os comandos. A empresa anunciou agora que sua tecnologia “mãos livres” – nível três na escala de 0 a 5 – será colocada de lado em favor dos estágios mais avançados. A empresa decidiu que motorista não é passageiro e deve ficar sempre atento. 

Um aspecto ainda duvidoso é a rapidez do avanço da tecnologia e, além disso, os custos envolvidos tanto no automóvel quanto na infraestrutura urbana e rodoviária. Vários fabricantes já anunciaram que por volta de 2021 ou 2022 alguns modelos poderão estar circulando com independência do motorista, se as regulamentações legais estiverem aprovadas. 

Há, ainda, um longo caminho a percorrer no desenvolvimento do lidar, da câmera de altíssima resolução, do laser, do ultrassom e do radar. Sem contar os aplicativos, as reduções de custos e do número de sensores (carro não pode virar uma “árvore de Natal”), além do aumento da autonomia em modo autônomo. Exigirá milhões de quilômetros de testes em diferentes condições de piso e atmosféricas. 

Alguns analistas financeiros da Bolsa de Nova York, como Rod Lache, do Deutsche Bank, estão mais otimistas quanto à rapidez de introdução ao mercado. Ele até considera que empresas gigantes, como a General Motors, dominarão a tecnologia antes da badalada Tesla, a novata marca americana dedicada a automóveis elétricos. 

Há, entretanto, opiniões que indicam certa prudência com o tema, mesmo no exterior. Don Walker, da sistemista Magna, prevê que em 2025 apenas 4% dos veículos novos nos EUA terão nível quatro de automação, aquele em que haverá um banco de motorista rotacional, pois o veículo será autoguiável em praticamente todas as situações. 

O renomado físico brasileiro José Goldemberg, em recente artigo no jornal O Estado de S. Paulo, se enquadra entre os céticos. “O enorme esforço para produzir automóveis autônomos parece ser mais um esforço de marketing do que um esforço genuíno para resolver os problemas atuais que afetam o tráfego nas grandes cidades”, pontuou. Sob o título “O futuro do automóvel – desejos e realidade” também destacou ser “pouco provável” outros métodos de locomoção virem a substituir integralmente o transporte individual e até mesmo o prazer de dirigir. 

Goldemberg, de 89 anos, pode ter sido um pouco ácido ou esquecido dos idosos sem condições mais de guiar. Porém, em referência ao Brasil e países assemelhados sem infraestrutura de suporte às novas tecnologias, está coberto de razão. 

RODA VIVA

CITROËN Cactus nacional será primeiro modelo (apesar das negativas da marca) com a nova arquitetura EMP2, do Grupo PSA, que dará origem a outros produtos no Brasil. Quando o modelo estrear aqui, em 2018, já terá o visual novo, sem as volumosas almofadas laterais, substituídas por apliques mais discretos na parte inferior das portas. Motor será o 1,6-L turboflex e câmbio automático 6-marchas. 

PREVISÕES otimistas sobre continuidade de recuperação do mercado em 2018 estão, timidamente, em ascensão. Há apostas entre 2,4 e 2,6 milhões de unidades (incluídos veículos pesados). Até 2021, alguns executivos (em off) acreditam que o crescimento anual será de 8% a 10%. Algo perto de 3,4 milhões. Em 2022, assim, voltaríamos aos números de 2012... 

LAND ROVER Discovery venceu o desafio de dimensões tão grandes parecerem menores. Volante de direção, algo exagerado em diâmetro, está lá para advertir o motorista que o espaço interno “palaciano” exige cuidados ao mudar de faixa ou manobrar. Para os 2.223 kg de massa total, só mesmo 61,2 kgfm de torque tornam o motor diesel a escolha mais adequada. 

MULTAS para pedestres e ciclistas foram, finalmente, regulamentadas pelo Contran. Era uma pendência de 20 anos do atual Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, não ficou estabelecido como se fará a cobrança, sem a qual tudo continuará como hoje. Há abusos crescentes dos chamados “novos ciclistas”, mas essa tem todo o jeito de ser mais uma lei que não pega. 

APLICATIVOS de rotas alternativas, como Waze, são de fato uma mão na roda com perdão do trocadilho. Porém, não infalíveis. Há de fato pequenas falhas e até desarranjos graves ocasionais. Recentemente em São Paulo, cidade com maior número de usuários no mundo, o trânsito deu um nó em algumas regiões por indicações errôneas. Google, dono do app, não se manifestou. 


PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).

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