segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Nissan apoia a melhoria do acesso ao paredão de pinturas rupestres do Parque Estadual do Sumidouro (MG)

Na primeira etapa do projeto “Expedição Nissan: À procura do início do Brasil”, a Nissan contribui de maneira concreta para melhorar a visitação no Parque Estadual do Sumidouro, no coração de Minas Gerais. 

A reforma do deck e trilhas de acesso no sítio arqueológico Lapa do Sumidouro permitirá que visitantes tenham acesso mais próximo ao paredão de inscrições arqueológicas deixadas no local pelos primeiros habitantes de nosso país.

No século XIX, o naturalista dinamarquês Peter Lund encontrou, na Gruta do Sumidouro, ossos humanos associados a fósseis de animais. A partir da descoberta, iniciaram-se os estudos sobre a ocupação humana, que teria acontecido há menos 11.500 anos.  

“Estamos muito agradecidos à Nissan. As obras permitem que nossos visitantes acessem mais de perto e com maior segurança o patrimônio deixado por povos nos últimos milênios nas paredes do sítio que, em conjunto com outros 170 locais, compõe o Parque Estadual do Sumidouro”, disse Rogério Tavares de Oliveira, gerente técnico do parque que foi criado em 2006 e possuí 2 mil m² de extensão.

A visita ao Parque Estadual do Sumidouro fechou o primeiro dia de atividades da Expedição Nissan, projeto que ajuda a divulgar os principais sítios de arte rupestre do Brasil.

No segundo dia de aventuras, a caravana comandada por 14 unidades da nova picape Nissan Frontier teve sua primeira parada no Sítio Lapa da Sucupira. Localizada às margens do Rio Parauninha, no Vale do Rio Cipó, a área é repleta de inscrições rupestres com mais de 8 mil anos. Os desenhos retratam animais, desenhos geométricos e figuras humanas. A frota de picapes da Nissan seguiu para a Cachoeira do Lajeado, as margens da rodovia MG 010.

Os aventureiros também assistiram ao pôr do sol no Mirante do Juquinha, um dos pontos emblemáticos da Serra do Cipó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário