A BorgWarner,
líder global em soluções de tecnologia limpa e eficiente para veículos a
combustão, híbridos e elétricos, apresenta ao mercado seu mais recente
lançamento: coolers modulares de recirculação de gases de escape (EGR)
para veículos comerciais. Com o objetivo de apoiar as fabricantes a
cumprirem as mais severas regulamentações de nível de emissões, a família de
coolers modulares da BorgWarner inclui quatro projetos-padrão altamente
adaptáveis para uma flexibilidade máxima, cobrindo uma ampla gama de tamanhos
de motores de 2.0 a 16.0 litros de deslocamento. A nova solução EGR oferece
alta robustez contra a fadiga térmica e distribuição aprimorada para um
desempenho durável.
Produzido pela
BorgWarner em Viana do Castelo, Portugal, a tecnologia já está disponível para
os mercado da Europa, Ásia e Américas. “Com menores volumes de produção e
requisitos de alta durabilidade, o segmento de veículos comerciais precisa de
uma solução EGR que ofereça um desempenho excepcional, reduzindo a complexidade
ao mesmo tempo”, disse Joe Fadool, presidente e gerente-geral
da BorgWarner Emissions & Thermal Systems. “Oferecendo alta flexibilidade e
durabilidade, nossos arrefecedores EGR recentemente desenvolvidos já
despertaram o interesse de vários fabricantes que veem o potencial de uma
solução econômica para atender regulamentações cada vez mais rigorosas”.
Com tecnologia
de transferência de calor de tubulação híbrida e um núcleo interno flutuante,
os arrefecedores EGR da BorgWarner são projetados para resistir a altos níveis
de carga térmica. A empresa integrou um amortecedor termomecânico no design
para facilitar o desacoplamento completo da concha e dos componentes do núcleo
interno, absorvendo as diferenças longitudinais e angulares para maior
durabilidade. O amortecedor também fornece algum arrefecimento extra inicial,
assim o gás de entrada pode reduzir o choque térmico, permitindo uma melhor
distribuição de gás aos tubos para resistir à fadiga térmica. Além disso, o
arrefecimento do amortecedor e da caixa de gás de entrada reduz as temperaturas
globais alcançadas, o que, por sua vez, reduz significativamente o estresse
térmico. Quando o sistema é operado a uma temperatura de gases de escape de 850
°C (1.562°F), a temperatura da caixa de gás de entrada é mantida abaixo dos 200
°C (392 °F), em comparação com os mais de 700 °C (1.292 °F) sem resfriamento.
O design
avançado também minimiza o efeito dos transientes do motor sobre a durabilidade
do cooler EGR. Os quatro novos arrefecedores permitem a padronização da maioria
dos componentes de uma aplicação a outra, com exceção da caixa e dos acessórios
de montagem, resultando em máxima capacidade de adaptação para soluções
robustas e sob medida, além de alta eficiência de custos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário