quarta-feira, 12 de julho de 2017

Primeiro ônibus movido a GNV/biometano participa de fórum ambiental

O primeiro ônibus nacional movido a biometano/GNV é a grande atração da Scania no Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA), realizado em Campinas (SP), até esta hoje(12). 

Numa parceria entre Scania, Comgás e Agility, o veículo está sendo usado nos traslados do aeroporto de Viracopos até o local do evento, o Expo Dom Pedro. E, quando não está neste serviço, fica estático para que os visitantes o conheçam.

O Fórum tem por objetivo estimular e articular as diversas iniciativas que visam ao fortalecimento da gestão ambiental e à promoção da sustentabilidade. Trata-se de uma oportunidade de convergir forças das três esferas de governo, das empresas privadas e da sociedade civil, além de ser uma ocasião favorável a trocas de experiências e visões entre os diferentes agentes envolvidos.

A Comgás é parceira da Scania neste evento.O trabalho conjunto com a Scania é importantíssimo para desenvolver e estimular ainda mais a utilização desse combustível em frotas de ônibus.

Também apoia a exposição do ônibus no Fórum Brasil de Gestão Ambiental, a Agility Fuel Solutions. A empresa é fornecedora de soluções para a mobilidade sustentável, por meio da fabricação de cilindros de fibra de carbono e outros componentes para o sistema de armazenamento de gás natural.

O ônibus movido a biometano ou GNV, ou ainda na mistura de ambos, já é uma realidade reconhecida na Europa. Para oferecer todas as vantagens deste produto inovador, plenamente adaptado às necessidades do operador brasileiro, a Scania iniciou um projeto que exigiu um novo layout da carroceria. O modelo recebe um trem de força Scania que não só atende como supera a geração mais avançada da legislação de emissões, a Euro 6. No Brasil, a lei atual exige conformidade com a norma equivalente a Euro 5.

Para se tornar um ônibus movido a biometano e GNV não são necessárias muitas mudanças na carroceria tradicional. Há opções dos cilindros de gás serem instalados no teto ou abaixo do assoalho.


A linha Scania com motor a gás veicular natural (GNV/biometano) oferece três modelos. O K 280 4x2, que pode receber carrocerias de 12,5 a 13,20 metros de comprimento. O K 280 6x2, de 15 metros de comprimento e dois eixos direcionais. Ambos equipados com motor de 280 cavalos. E o articulado K 320 6x2/2, de 18 metros, com propulsor de 320 cavalos.

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