segunda-feira, 27 de março de 2017

Stuttgart Motorsport estreia com segundo lugar no Brasileiro de Endurance

Excelente estreia do Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport no Campeonato Brasileiro de Endurance. 

Pilotado por Marcel Visconde/Ricardo Maurício, o carro estreou nas pistas brasileiras com o segundo lugar na 3 Horas de Tarumã, prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Endurance. Visconde/Maurício lideraram a prova e terminaram a apenas 5 segundos dos vencedores Franco Pasquale/Tiel Andrade, que competiram com um protótipo Tubarão 9.

"Estou muito contente. Foi a primeira vez que andamos com o 911 GT3 R e nem esperávamos algo próximo do que conseguimos. Corremos com um carro totalmente novo e lutamos pela vitória com protótipos de corrida que vêm sendo desenvolvidos há bastante tempo. E ainda ganhamos o prêmio de Melhor Equipe", comemorou Visconde.

O Porsche 911 GT3 R alinhou em terceiro lugar entre os 29 carros que largaram na 3 Horas de Tarumã. À sua frente, estavam os protótipos AJR de Juliano Moro/Cristiano de Almeida/Adriano Alves, pole position, e o Tubarão 9 de Pasquale/Andrade. A largada foi dada com safety car: fazia sol, mas a pista estava bastante molhada e empoçada devido a uma chuva forte que caíra pouco antes. 

Os três primeiros do grid logo se destacaram dos demais, com o Porsche (conduzido por Maurício) e o Tubarão 9 disputando o segundo lugar. Com 15 minutos de corrida, a pista já tinha um trilho seco e os primeiros colocados pararam nos boxes para colocar pneus slicks. Logo depois, o Porsche assumiu a liderança da prova pela primeira vez. Aos 56 minutos, Maurício entrou nos boxes para entregar o 911 GT3 R a Visconde - nessa altura, a chuva havia voltado e a prova estava sob safety car devido a um acidente.

Na relargada, Visconde manteve a liderança, que manteve por mais cinco voltas até ser ultrapassado pelo Tubarão 9. Na metade da prova, o Porsche e o Tubarão 9 já tinham uma volta sobre os demais concorrentes, com a distância entre os dois primeiros colocados variando de acordo com o tráfego e as intervenções do safety car. Na última parada de box, com a pista novamente seca, Maurício reassumiu o volante do Porsche. 

Faltando 23 minutos para o final, Andrade se aproximou de quatro retardatários, mas ficou sem espaço para ultrapassá-los. Maurício, mais atrás, viu o traçado externo livre e ultrapassou todos por fora, assumindo a liderança. O Porsche chegou a ficar 5 segundos na frente, mas uma nova entrada do safety car anulou essa diferença. Na primeira volta após a relargada, Andrade aplicou pressão máxima no motor turbo e fez a ultrapassagem que deu a vitória ao Tubarão 9.

Os seis primeiros colocados da 3 Horas de Tarumã:
1) 05-Franco Pasquale/Tiel Andrade (Tubarão 9), 135 voltas, 3h00:45.373
2) 20-Marcel Visconde/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R), a 5.026
3) 31-Marcello Sant’Anna/William Freire (Lamborghini), a 5 voltas
4) 32-Mauro Kern/Paulo Souza (Tubarão), a 6 voltas
5) 110-Eduardo Dieter/Francesco Ventre (MR18), a 7 voltas
6) 71-Daniel Claudino/Ian Ely (MCR), a 8 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário