sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Boris Feldman celebra 50 anos de jornalismo com lançamento do portal autopapo.com

Em 1966, Boris Feldman escreveu sua primeira coluna sobre automóveis para a sucursal mineira do jornal Última Hora. O então estudante de engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) recebeu elogios do editor, que percebeu a linha jornalística seguida até hoje: conhecimento técnico, sinceridade e polêmica. E lá se vão 50 anos como jornalista. Para celebrar a data, Boris lança o portal Autopapo.com em festa para convidados, no restaurante Iulia, no Jockey Club de São Paulo, na capital paulista.

Após sua trajetória no jornalismo automotivo, dedicado especialmente aos veículos impressos, como o jornal Estado de Minas, onde comandou o caderno Veículos por 32 anos, Boris migra para o digital. “O caderno de veículos do Estado de Minas chegou a ter a maior equipe de jornalistas automotivos de um jornal diário. Agora, o momento é seguir a tendência do mercado, e levar conteúdo para o mundo online”.

O diferencial do portal será a análise crítica e imparcial dos automóveis e a prestação de serviços, com orientações simples e didáticas para aproximar qualquer pessoa, com conhecimento ou não, do dia a dia de seu carro.

Com uma equipe multiprofissional, formada por jornalistas, engenheiros, designers gráficos e programadores, o Autopapo.com terá notícias do setor automotivo e fichas técnicas de mais de 15 mil carros – não só dos novos, mas também de seminovos e usados. 

“O portal será atualizado de hora em hora, terá testes e comparativos e colunistas, em texto, áudio e vídeo”, antecipa o jornalista que, em 2015, foi reconhecido entre os 10 Mais Admirados do Setor Automotivo e entre os 100 Mais Admirados do Brasil, prêmios organizados pelo Jornalistas & Cia., em parceria com a Maxpress.

Também para celebrar os 50 anos de carreira, Boris apresenta seu livro “Noiva Mecânica – Crônicas ligeiras sobre rodas”, em São Paulo. “Selecionei 50 textos escritos, rigorosamente para quem quer entender de carro, de forma leve e didática, retratando as situações do dia a dia”.

Carreira
1966 a 1982 – Editor de veículos da sucursal mineira do jornal Última Hora, do Diário de Minas, Jornal de Minas, Jornal de Casa e Jornal de Shopping

1980 a 1983 – Editor do programa Auto Papo, na TV Bandeirantes de Belo Horizonte (MG)

1982 a 2014 – Editor do caderno Veículos, do jornal Estado de Minas

1984 até hoje – Produtor e apresentador do programa Auto Papo, atualmente em 40 rádios, em todo o país

1986 a 2004 – Editor e produtor do programa semanal “Clássicos na Noite”, de músicas clássicas, na Rádio Alvorada de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Rio de Janeiro

1988 a 2000 - Vice-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo
1976 até hoje – Diretor do Veteran Car Club de MG

2004 a 2008 – Editor e apresentador do programa Vrum, veiculado pelo SBT, com transmissão nacional

2013 até hoje - Colunista dos veículos O Povo (CE), Hoje em Dia (MG), Auto Entusiastas, Journauto e portal R7.com

2015 – Eleito entre os 100 Jornalistas Mais Admirados do Brasil e entre os 10 Mais Admirados do Jornalismo Automotivo, prêmios organizados pelo Jornalistas & Cia., em parceria com a Maxpress

Curiosidades
Em 1967, Boris foi voluntário em Israel, após a Guerra dos Seis Dias. Trabalhou no deserto do Sinai e em kibutz, como motorista de caminhão e colhendo frutas

Na faculdade de Engenharia Elétrica na UFMG, foi professor de matemática, para sustentar sua paixão por corridas – pilotava um DKW amarelo

Participou de diversas corridas de carros antigos, como a Mille-Miglia, na Argentina e Itália, a “London to Brighton”, na Inglaterra, e a Monterey Historic Car Races na Califórnia (EUA)

Como jornalista do Jornal de Minas, fez a cobertura da Fórmula 1 na Europa
Em 1970, competiu nos 500 km de Belo Horizonte, tendo Emerson Fittipaldi como companheiro de equipe. Ambos pilotaram um Ford Corcel na prova disputada no entorno do Estádio do Mineirão

Trabalhou como engenheiro por 20 anos, para a Metal Leve S.A e foi gerente regional em Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal

Colecionador de carros antigos europeus e nacionais, seu xodó é o GT Malzoni, 1966, “avô” do Puma VW

Seu primeiro carro antigo foi um Ford T, de 1926, comprado do presidente na Metal Leve S.A., Dr. José Mindlin

Engenheiro elétrico de formação, tem pós-graduação em Engenharia Econômica, pela PUC-MG, e também se graduou em Comunicação Social, em 1984, pela FAFI-BH


Nenhum comentário:

Postar um comentário