sábado, 17 de setembro de 2016

Projeto "Aprendendo com Arte", da Fundação Volkswagen, lança jogo gratuito sobre patrimônio artístico-cultural nacional

Que tal fazer uma viagem pelos patrimônios artístico-culturais do Brasil, combinando diferentes elementos e conhecendo a diversa produção cultural do País? Essa é a proposta do game “Trilha Cultural, lançado oficialmente hoje (15/9) pela Fundação Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios e o Instituto Arte na Escola. Disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS, o jogo apresenta 50 patrimônios culturais, elencados em conjunto com o Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 


O lançamento oficial do game “Trilha Cultural”, realizado na Biblioteca Mário de Andrade, prédio histórico e de extrema relevância para a cena cultural da cidade de São Paulo, contou com a participação da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; do diretor de Articulação e Fomento do Iphan, Marcelo Brito; da coordenadora do Instituto Arte na Escola, Roseli Alves; e do CEO da Virgo Game Studios, Mario Lapin.
O jogador deve combinar selos, compostos por elementos como tempo, água, ar, terra, ferro e pessoas, para formar novas combinações e, assim, chegar aos cartões postais que apresentam  patrimônios culturais e contam um pouco da história do País por meio de suas descrições. Para saber mais informações sobre o jogo, clique aqui.
“O ‘Trilha Cultural’ propõe uma dinâmica interativa e divertida no ensino das artes, utilizando a linguagem dos games. Além disso, a ferramenta apresenta uma série de possibilidades de uso em sala de aula, promovendo discussões sobre o tema. Por meio do jogo, por exemplo, os participantes podem observar que além de bens materiais, como projetos arquitetônicos, os bens imateriais, como a gastronomia e rituais, também podem ser considerados patrimônios culturais”, diz o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.
O game ‘Trilha Cultural’ faz parte do projeto “Aprendendo com Arte”, realizado pela Fundação Volkswagen em parceria com o Instituto Arte na Escola, que forma educadores para que multipliquem os conhecimentos sobre as artes de forma prática e interativa. Realizado desde 2015, o projeto tem beneficiado mais de 800 educadores em cidades como Diadema (SP), Carapicuíba (SP), Aracaju (SE) e Cariacica (ES), com expectativa de multiplicar conhecimentos para mais de 24 mil alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário