quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Mercedes-Benz anuncia FleetBoard para os ônibus brasileiros no Salão IAA de Hanover

Baseada no sucesso de vendas no segmento de caminhões, a Mercedes-Benz do Brasil passa a disponibilizar também para a sua linha de ônibus o sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard. Esta novidade foi anunciada pelo vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços, Roberto Leoncini, no Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016, maior evento mundial do setor, que está sendo realizado em Hanover, na Alemanha, entre 22 e 29 de setembro.

A atual geração do FleetBoard foi desenvolvida pela Mercedes-Benz do Brasil, num trabalho liderado por engenheiros e técnicos da Empresa, com a participação de especialistas da Daimler. Lançada primeiramente no País, esta versão agregou funções de rastreabilidade ao consagrado sistema de gestão de frota da Daimler, auxiliando o cliente na prevenção de furtos e roubos de veículos e de cargas por meio de rastreamento e bloqueio remoto.

Tecnologia brasileira em evidência no IAA 2016
O desenvolvimento tecnológico com a assinatura da Mercedes-Benz do Brasil está duplamente em evidência no Salão IAA 2016. O caminhão Accelo 815, uma das atrações da Daimler Trucks, está equipado com a atual geração do FleetBoard. “Isso demonstra a competência e a capacidade de nossas equipes de gerar soluções com alcance global, o que reforça a importância da nossa Empresa para a Daimler”, afirma Leoncini.

O FleetBoard é o mais completo sistema de gestão de frota e rastreamento do mercado brasileiro. Totalmente integrada ao veículo e original de fábrica, essa tecnologia exclusiva da Daimler baseia-se no conceito de telemetria das pistas de Fórmula 1, possibilitando maior controle e segurança nas operações de transporte das estradas.

Item de série para os caminhões Actros, Axor e Atego, o FleetBoard assegura muitas vantagens aos clientes, a começar pelo fato de ser um produto nacional já amplamente testado e aprovado por gerenciadoras de risco e pelo CESVI. No caso dos caminhões leves, o sistema é oferecido sob encomenda aos clientes, que têm interesse em aumentar a segurança e a redução de custos nas aplicações de transporte desse segmento, no qual o modelo Accelo atende com agilidade e eficiência nas mais diversas demandas de operações.

Seu avançado sistema de telemática utiliza as facilidades da integração da informática com os recursos da Internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos motoristas.

FleetBoard se destaca pela redução de custos operacionais
Entre os grandes benefícios do FleetBoard para os transportadores destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a possibilidade de redução de até 15% dos custos operacionais, considerando consumo e manutenções, e também maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais produtividade e rentabilidade para o cliente. “Isso atende às expectativas das empresas de transporte, que se profissionalizam cada vez mais, buscando entender melhor sua frota a fim de otimizar os custos operacionais”, ressalta Leoncini.

Ferramenta contribui para direção econômica e segura
Graças às funcionalidades do FleetBoard, os gestores da frota têm total controle e acesso a informações sobre o estilo de direção de cada motorista, bem como relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução. Eles fornecem dados que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível, ampliando também os intervalos entre as manutenções. Um veículo bem conduzido é mais conservado. Consequentemente, tem maior valor e liquidez na hora da troca por um novo.

A avaliação do estilo de condução de todos os motoristas possibilita que a empresa alcance um desempenho mais uniforme, com ganhos de escala e criação de um padrão de dirigibilidade.Outro possível resultado proporcionado pelo uso dessa ferramenta é a redução do consumo de lubrificantes, filtros e freios. As vantagens não param por aí. Com a evolução da nota referente à direção preventiva, há uma redução significativa do risco de acidentes, aumentando a segurança do motorista, assim como do veículo e da carga.


Outro dado muito importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a legislação. O sistema oferece mais vantagens, como o diagnóstico remoto de falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário