quinta-feira, 22 de setembro de 2016

FPT Industrial lança motor Cursor 9 GNV para o mercado latino-americano durante o IAA 2016

A FPT Industrial amplia seu portfólio de produtos movidos a gás-natural para a América Latina, com o lançamento do motor Cursor 9 GNV.  O propulsor é a grande novidade da marca durante o IAA 2016, Salão Internacional do Transporte, realizado em Hannover, Alemanha.  Trata-se da mais recente tecnologia disponível no mercado movida a combustível alternativo, com emissões próximas de zero e que será disponibilizada ao mercado latino-americano a partir do evento. 


O Cursor 9 GNV é o primeiro motor movido a combustível alternativo para o segmento de pesados que pode ser acoplado a uma transmissão automatizada. Quando comparado a outros motores GNV presentes no mercado, a nova tecnologia tem a seu favor diversas melhorias como: capacidade para funcionar com GNV, Biometano ou GLP, com consumo de combustível mais reduzido graças a seu novo processo de combustão, mais estável e que se adapta melhor a diferentes níveis de qualidade de gás. Além disso, é cinco decibéis mais silencioso que motores equivalentes com tecnologias anteriores.



Marco Aurélio Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina, destaca que a região latino-americana tem um grande potencial para receber a nova tecnologia e, por isso, estuda a possibilidade de produzir o novo motor em sua unidade industrial argentina, base exportadora para todo o continente. “Temos mercados ideais para esta tecnologia, principalmente em países como Peru, Chile, Colômbia e Argentina”, explica.  



Torque e potência equivalentes ao diesel com baixas emissões

Sob o slogan “Naturalmente Poderoso”, o Cursor 9 GNV chama a atenção por garantir equivalência em torque e potência à sua versão diesel com potências de 300 a 400 cavalos, sempre @ 2000 rpm, e torques de 1.300 a 1.700 Nm @ 1.200 rpm. O motor de seis cilindros e 24 válvulas (quatro por cilindro) pode ser abastecido com gás natural comprimido (GNV) ou gás liquefeito de petróleo (GLP). Em comparação com o diesel, as emissões de CO2 de veículos movidos a gás natural são significativamente menores. O novo motor GNV pode ser instalado em todos os tipos de configuração de tração de caminhões pesados 4x2, 6x2 e 8x2 ou em ônibus. 


O Cursor 9 GNV é a solução ideal para aplicações pesadas, coleta de lixo, transporte municipal e intermunicipal, com baixa emissão de CO2.  Pode equipar veículos comerciais leves, médios e pesados, ônibus urbanos convencionais e BRT’s. 



O motor dispensa o uso do componente EGR para recirculação de gases de escape e do SCR, para redução catalítica seletiva. No entanto, utiliza um catalisador simples de três vias localizado na extremidade do tubo de escape com uma estrutura integrada revestida por metais preciosos. Além disso, o Cursor 9 GNV possui novos injetores de combustível multiponto que permitem uma taxa de fluxo superior às versões anteriores. 



Expertise de mais de 25 anos em tecnologia de motores GNV 


A FPT Industrial atingiu neste ano a marca de 30 mil motores GNV vendidos ao longo de décadas de experiência no desenvolvimento de novas tecnologias em motores. Pioneira neste tipo de tecnologia, a fabricante possui amplo portfólio para operações  com GNV, que inclui os motores F1C, N60, Cursor 8 e Cursor 9, com potências que vão de 136 a 400 cv.  Todos aplicáveis em veículos comerciais leves, caminhões médios, semipesados e pesados, além de ônibus urbanos e máquinas agrícolas.

FICHA TÉCNICA CURSOR 9 GNV 
Motor
CURSOR 9 GNV
Sistema de Injeção
Multi Ponto
Taxa de Compressão
12 : 1
Alimentação (Ar)
Turbocompressor c/ Intercooler
Tipo de Turbo
WG – Waste Gate
Potência @ rotação (cv/kW)
Up to 400cv / 294kW @ 2000 – Truck
360cv / 264kW @ 2000 – Bus
Torque @ Rotação nominal (Nm / kg.f/m)
Up to 1700 Nm / 173 kg.f/m @ 1200 – Truck
1640 Nm / 167 kg.f/m @ 1200 – Bus
Número de Válvulas
4 Válvulas por Cilindro
Número de Cilindros
6 Cilindros em Linha
Cilindrada (cm³)
8.7L
Diâmetro e Curso (Cilindros)
117 x 135mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário