sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Augusto Farfus volta a Budapeste para disputa da 8ª etapa do DTM

O Autódromo de Hungaroring, em Budapeste, é um dos mais tradicionais do automobilismo mundial, sendo parada obrigatória da Fórmula 1 desde 1986. Porém, para os pilotos do DTM, que correm lá neste fim de semana (23 a 25 de setembro) pela 8ª etapa da temporada, a pista é um palco bem esporádico. 

Essa será apenas a terceira vez que o DTM realiza suas disputas no circuito húngaro - a primeira foi em 1988 e a segunda em 2014. Apreciador do traçado e também da cidade de Budapeste, Farfus chega animado para o penúltimo desafio do campeonato, e aposta em bons resultados na rodada dupla.

O circuito de 4.381 metros tem características bem particulares, com curvas de baixa velocidade e trechos estreitos, dificultando assim as ultrapassagens. Dessa forma, uma boa posição na classificação pode ser determinante para completar as provas no top-10 e somar bons pontos - grande objetivo de Farfus na etapa. Para isso, o piloto da BMW quer repetir a boa performance que apresentou lá em 2014. Naquele ano, Hungaroring recebeu também uma sessão de treinos da pré-temporada, quando Augusto terminou um dos dias com o 2º melhor tempo, e, na etapa, garantiu o 6º lugar no grid de largada, mas um problema no sistema de freios abreviou a participação do brasileiro na corrida. 

Uma novidade que deve influenciar no desempenho dos carros é que a pista foi reasfaltada recentemente, o que aconteceu também no Red Bull Ring na Áustria, onde Farfus e os pilotos da BMW puderam tirar proveito da situação e estiveram bem competitivos na etapa em maio, quando o curitibano beirou o pódio com o 4º lugar. 

Vindo de uma etapa difícil em Nürburgring, há 15 dias, onde teve bom desempenho, mas não conseguir reverte-lo em pontos, Farfus chega de ânimos renovados para a reta final do campeonato. O dono do carro #18 ocupa a 14ª posição na classificação geral, com 44 pontos. Com 100 pontos em jogo ainda, o brasileiro da equipe MTEK almeja bons resultados para subir na tabela e terminar o ano da melhor forma, e também ajudar a BMW a garantir o título de construtores pela quarta vez desde que retornou a categoria em 2012. A montadora bávara tem uma vantagem de 57 pontos para a Audi e de 92 em relação a Mercedes. 

As atividades de pista do DTM em Hungaroring começam na sexta-feira, com o 1º treino livre. No sábado, a programação é intensa, com o 2º treino livre, classificação e a corrida mais curta da rodada, assim como no domingo, quando acontece o 3º treino, mais uma tomada de tempos e a corrida longa da etapa, quando é obrigatória a parada nos boxes. 

O canal Bandsports transmite as duas corridas do fim de semana em VT, no sábado, com um pequeno delay, começando às 10h30 e no domingo, a partir das 17h45. 

Augusto Farfus:
"Budapeste é um território neutro para todos, já que corremos pouco aqui, e também porque o circuito foi reasfaltado recentemente. Provavelmente, está 2 ou 3 segundos mais rápido que na última vez que estivemos lá, e será importante ter uma leitura rápida do que está acontecendo na pista para acharmos o caminho certo para o setup do carro. Enfrentamos uma situação parecida na Áustria, no início da temporada, e tivemos um bom resultado. Além disso, andei bem lá em 2014, tivemos um carro competitivo. Então, vamos com energias positivas para, depois de uma temporada com resultados aquém do esperado, tentar dar a volta por cima nessa reta final". 

Confira a programação do DTM na Hungria (horários de Brasília):

Sexta-feira, 23 de setembro
12h às 12h30 - 1º Treino livre

Sábado, 24 de setembro
5h45 às 6h15 - 2º Treino 
7h35 às 7h55 - Classificação 1
9h58 - Largada Corrida 1

Domingo, 25 de setembro
5h45 às 6h15 - 3º Treino 
7h50 às 8h10 - Classificação 2
10h13 - Largada Corrida 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário