quarta-feira, 22 de junho de 2016

Projeto educacional da Toyota conquista novo prêmio por excelência e inovação em sustentabilidade

O projeto Ambientação, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil, braço social da montadora, conquistou o Prêmio REI 2016 - Reconhecimento à Excelência  e Inovação - na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. O anúncio foi feito na última quarta-feira, dia 15, pela revista Automotive Business, após avaliação 22 profissionais, que julgaram a ação como a mais importante na área de responsabilidade socioambiental entre os projetos inscritos.

Realizado desde 2008 em Indaiatuba (SP) e, mais recentemente, em Guaíba (RS) e Sorocaba (SP), o projeto Ambientação desenvolve estudantes e comunidades usando ferramentas de solução de problemas socioambientais, com base em práticas industriais, o Toyota Business Practices. A metodologia pode ser aplicada em qualquer área. Entre os benefícios estão menor custo e economia de recursos naturais (energia elétrica e água) nas cidades onde a montadora atua.

A ação já envolveu mais de 415 mil pessoas entre alunos, professores e servidores públicos, que agem como multiplicadores para a comunidade. Em 2015, em Indaiatuba, as 46 escolas municipais reduziram 25% do consumo de água. Já em Sorocaba (SP), servidores da prefeitura da cidade economizaram mais de três milhões de litros de água, registrando uma redução de R$ 722.000 para os cofres públicos da cidade. 

O zoológico da cidade, Quinzinho de Barros, diminuiu seus gastos pela metade, aplicando a metodologia no viveiro de mudas. Em Guaíba (RS), 18 escolas participantes registraram uma economia de 15% na energia e 34% em água. Também houve implementação de 100% do gerenciamento de resíduos em todas as unidades. Desde 2011 a Toyota do Brasil já contratou sete jovens participantes do projeto Ambientação para o programa Menor Aprendiz. 

Ações como identificar um vazamento, um equipamento ligado durante o final de semana em uma escola, a necessidade de uma instalação e manutenção de equipamentos e até mesmo o controle de irrigação de um viveiro de mudas são alguns exemplos de como contribuir com a redução dos recursos naturais.

 “Antes mesmo desse período de estiagem, a Fundação Toyota vem colaborando com ações efetivas focadas na preservação dos recursos naturais, que estão escassos, por meio da educação de crianças e jovens, que se tornam agentes multiplicadores de práticas sustentáveis entre suas famílias e comunidades, ampliando a consciência ambiental de cada um”, explica Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário