quinta-feira, 30 de junho de 2016

Baja Jalapão 500: ‘Família da Poeira’ pronta para buscar vitória na UTV

O Campeonato Brasileiro de Rally Baja tem continuidade neste final de semana (01, 02 e 03/7) com a disputa do 2º Baja Jalapão 500, em Palmas, no Tocantins, válido pela 7ª e 8ª etapas das categorias Motos, Quadriciclos e UTV's. O evento de aproximadamente 940 quilômetros entre trechos cronometrados e deslocamentos terá a ‘Família da Poeira como uma das suas atrações.

O experiente campeão Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte) vai defender a sua vitória na edição de estreia na região turística do Parque do Jalapão, o seu irmão Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte) quer ampliar a liderança no Brasileiro de UTV e o caçula Bruno Varela (Polaris One/Motul) quer assumir a ponta do certame, aproveitando que o evento tem pontuação dobrada.

"Eu estou indo para defender o meu ‘cinturão’. Venci está prova no ano passado e quero manter a invencibilidade no Jalapão. O meu Can-Am Maverick Turbo está 100% pronto, já fizemos todos os testes necessários. Este ano vou andar com um navegador, o Maickon Padilha, já como preparação inicial para o Rally dos Sertões", comentou Rodrigo, o mais velho dos três irmãos da Família da Poeira.

"O Jalapão é uma prova muito difícil, são mais de 500 quilômetros de corrida que exigem muito do veículo e do piloto. Então a estratégia é muito diferente do usual, não é só querer acelerar tudo, senão a probabilidade de ficar no meio do caminho é muito grande. A temperatura ambiente chega a bater nos 40 graus centígrados no meio da prova, com muito sol, areia muito fofa, que segura muito o carro e o óleo do motor chega a ferver. Tudo do que é pior para o piloto e equipamento acontece lá", completou o atual Campeão Brasileiro na principal categoria de UTV. 

Vindo de duas vitórias no Rally Cuesta Off Road, quando assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro na categoria Turbo, Gabriel Varela está com tudo testado, pronto e com o seu Can-Am Maverick 1000 XDS Turbo perfeito.

"Vamos da mesma forma do que na rodada anterior, quando saímos com a vitória. No Jalapão é diferente porque é um calor muito forte, um lugar muito seco, com muita areia e acaba forçando muito tanto o piloto como o UTV. Tem que andar com mais cautela, um dia muito longo, com diversos abastecimentos. Tem que pensar bem, pois por valer pontuação dobrada dá pra disparar na liderança do campeonato", resume. O roteiro terá um percurso 540 km no primeiro dia, sendo 410 km cronometrados, e no segundo dia de 396 km, com 215 km cronometrados.

O mais jovem da família Varela também já está pronto para o desafio que cortará estradas de terra, savanas, cerrado e as falésias do deserto tocantinense. "Este Baja vai ser um treino para o Rally dos Sertões com o Polaris RZR XP 1000 Turbo que utilizaremos naquela prova. Vamos tentar vencer novamente nesta temporada para voltar para as três primeiras posições do campeonato", planeja Bruno, que ocupa a quarta posição no certame nacional.

A prova será concentrada no Shopping Capim Dourado (107 Norte Av. JK Ns 05 - s/n lt 1 - Plano Diretor Norte), onde estará o Parque de Apoio para as equipes. No sábado (02), a pernoite das equipes será na Praia do Alecrim na cidade de São Félix do Tocantins, - localizada no sudeste do Estado e distante 386 quilômetros de Palmas -, onde acontecerá a largada no domingo (03) para a segunda especial cronometrada do rali. 

Confira a programação do Rally Baja Jalapão 500:

Sexta-feira, 01/07- Palmas (TO)
09h00 às 12h00 das 13h30 às 18h00 - Secretaria de prova e vistorias
Local: Shopping Capim Dourado- 107 Norte Av. JK Ns 05 - s/n lt 1 - Plano Diretor Norte
18h30 - Briefing
Local: Hotel Girassol Plaza - 101 Norte. Conjunto 02. Rua Nsa - Tel. (63) 3212-0202
20h30 - Largada Promocional
Local: Shopping Capim Dourado

Sábado, 02/07- Palmas (TO)
DI - 115 km
DE - 410 km
DF - 16 km
TOTAL - 540 km
06h00 - Largada - Palmas (Palmas -> São Félix do Tocantins)
Local: Shopping Capim Dourado - 107 Norte Av. JK Ns 05 - s/n lt 1 - Plano Diretor Norte

Domingo, 03/07- Palmas (TO)
DI - 1 km
DE - 215 km
DF - 180 km 
TOTAL - 396 km
09h00 - Largada - São Félix do Tocantins
São Felix -> Palmas (Cross Country em especial / Baja em deslocamento)
17h30 - Premiação - Terraço Shopping Capim Dourado


Nenhum comentário:

Postar um comentário