sábado, 21 de maio de 2016

Fundação Volkswagen lança projeto educacional “Entre na Roda” em São Bernardo do Campo (SP)

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, acaba de firmar uma parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), que receberá o projeto educacional de incentivo à leitura “Entre na Roda”. Aproximadamente 80 educadores, entre eles professores, diretores, coordenadores pedagógicos e bibliotecários, da rede municipal de ensino poderão participar do programa, beneficiando 2.400 alunos.

A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada, em São Bernardo do Campo, e contou com a presença do Secretário de Educação de São Bernardo do Campo, Paulo Dias; da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; além da equipe gestora de Educação do município.

O objetivo do “Entre na Roda” é formar interessados em trabalhar como mediadores de leitura, sejam eles educadores, bibliotecários ou voluntários. Para isso, as oficinas do “Entre na Roda” oferecem atividades sobre metodologia de mediação de leitura, informações e dicas práticas para que os participantes estejam aptos a incentivar o “gosto pela leitura” entre os mais diversos públicos, de crianças a idosos.

O projeto incentiva a leitura por meio de diversas ações, entre as quais estudos sobre gêneros literários (poesia, conto, prosa, novela, cordel etc); estudos e discussões sobre os trabalhos de autores consagrados, tanto brasileiros, como internacionais; rodas de leitura; contação de histórias; indicações de leituras; atividades de análise, compreensão e interpretação de textos; apresentação de vídeos e materiais relacionados à leitura; compartilhamento de livros, entre outras.

A Plataforma do Letramento (www.plataformadoletramento.org.br) é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen onde são oferecidas gratuitamente formação on-line, intercâmbio de experiências educacionais, materiais pedagógicos de projetos da Fundação, entre outras atividades. O portal também promove a difusão do conhecimento sobre letramento, com base em conteúdos elaborados por autores e instituições de referência. Desde quando foi criada, em setembro de 2013, a “Plataforma do Letramento” já acumula 2.014.304 visualizações de páginas e 695.465 visitas gerais.

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou nos últimos 12 anos, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades brasileiras. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.

Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu 19 Estados brasileiros, nos pilares Educação e Desenvolvimento Social; são eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.


Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário