sexta-feira, 29 de abril de 2016

VOLARE CINCO, NOVO MARCO NO TRANSPORTE DE PESSOAS


A Volare lança o seu novo modelo para o transporte de pessoas, o Volare Cinco. O veículo tem concepção inovadora e foi desenvolvido de dentro para fora, ou seja, dos ocupantes para o restante. Em primeiro lugar, todos os atributos para tornar ideal o transporte de passageiros, com padrão único de conforto, ergonomia, segurança, mobilidade interna e conveniência.

O Volare Cinco foi desenvolvido para quebrar paradigmas e para ser diferente de todos os veículos para o transporte de pessoas existentes hoje no mercado brasileiro, que nasceram de modelos destinados para o transporte de carga com limitação em sua concepção, desenho, estrutura e, o mais importante, a definição e configuração do espaço interno. E, por isso, não oferecem o nível desejado de conforto, ergonomia, segurança e eficiência para o motorista e para os próprios passageiros.

O desenvolvimento do Volare Cinco teve início em fevereiro de 2013. A montadora, que sempre focou no passageiro e no motorista para o desenvolvimento de seus veículos, trabalhou na definição desses novos parâmetros. Para isso, os engenheiros da empresa utilizaram a ferramenta QFD (Quality Function Deployment) para determinação de suas características (de acordo com as necessidades e desejos dos profissionais do transporte) e se basearam nos aspectos mais relevantes, como acesso e mobilidade facilitados, dimensões internas grandes e tamanho externo compacto. Foram realizadas pesquisas e ouvidos diversos usuários.

O Volare Cinco é único. No seu projeto, a Volare analisou 702 citações de 35 diferentes empresas que atuam no transporte de pessoas, no Brasil e no exterior, clientes ou não da marca. A partir dessas respostas, foram reunidas no novo veículo as principais características e vantagens de uma van, como agilidade, dirigibilidade, manobrabilidade, baixos consumo de combustível e custo de aquisição, e reduzidos níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza), com os atributos de um ônibus pequeno (quantidade de lugares, poltronas confortáveis, robustez (durabilidade), custo de manutenção, visibilidade, rede de pós-venda, preço de revenda e imagem da marca).

O Volare Cinco tem três diferentes configurações, entre 13 e 20 passageiros, e também incorpora conceitos de automóveis. Tecnicamente, se enquadra na classificação M3 do Contran, de micro-ônibus, com PBT de cinco toneladas, que estabelece os requisitos de segurança para veículos de transporte público coletivo de passageiros e transporte de passageiros tipos micro-ônibus e ônibus.

Com carroceria tubular, projetado com avançada tecnologia de materiais, tem processo de fabricação que adota características dos automóveis, como soldas por robôs e componentes em plástico injetado e pelo processo SMC (Sheet Molding Compound - processo de produção por compressão utilizado em componentes de acabamento para automóveis). Pelo maior nível de automação, a qualidade e o acabamento atendem às exigências mais rigorosas do padrão automobilístico.

Entre as novidades que aproximam o Volare Cinco das características da indústria de automóveis é a chave com controle remoto que permite abrir a porta pantográfica e destravar a tampa do porta-malas (bagageiro) à distância.

O Volare Cinco possui dimensões reduzidas (comprimento de 6.700 mm, altura externa de 2.740 mm, largura de 2.010 mm, altura interna de 1.930 mm e largura interna de 1.908 mm).  Com maior espaço interno e configuração diferenciada, oferece muito mais conforto, segurança e espaço.

É equipado com motorização Cummins ISF 2.8, com 150 cv de potência e torque de 360 Nm a 1.500 rpm, transmissão mecânica Eaton FSO 4505 C de cinco marchas e direção hidráulica. O modelo possui tração traseira, o que garante melhor resposta em terrenos íngremes ou em aplicações severas. Já o posicionamento do motor na frente possibilita fácil acesso aos componentes mecânicos e rapidez de manutenção.

Um dos principais atributos do Volare Cinco é o seu desenho inédito. Possui novo conjunto óptico com visual arrojado e moderno. A grade dianteira destaca a identidade de marca Volare e, junto com os faróis, garante fluidez de linhas e agressividade.

Outra característica importante e fundamental do Volare Cinco é a porta pantográfica com abertura e fechamento automáticos, via controle remoto. Com dimensões maiores, proporciona facilidade de acesso e comodidade. Com o primeiro degrau a apenas 38 cm de altura em relação ao solo, a escada de acesso ao interior é a mais baixa entre as de todos os modelos disponíveis no mercado (entre vans e ônibus).

Na traseira, o conjunto óptico é envolvente e também traz a identidade Volare em seu desenho. A tampa traseira do porta-malas é feita de aço estampado, mais leve e de melhor acabamento, com levantamento fácil e prático.

A adoção de plástico de engenharia em diversos componentes externos, como para-choques, para-lamas, capô e teto garante maior qualidade no acabamento, redução de peso e menor custo de manutenção, com melhor nível de reparabilidade.

Para o motorista, não há comparações. A chegada ao seu posto é livre de obstáculos. Ao mesmo tempo, a configuração proporciona total controle dos comandos do veículo e, ao mesmo tempo, da movimentação dos passageiros. Para maior segurança, o modelo tem como item opcional câmeras com ângulo de visão de 180º na dianteira e na traseira, com monitor no painel.

O painel de instrumentos adota todos os conceitos automotivos, desde a sua concepção até o posicionamento e leitura dos instrumentos. Volante, comandos instalados ergonomicamente. No painel central, equipamentos opcionais, como o display da câmera de ré, GPS, sistema de áudio e vídeo, entre outros, podem ser instalados.

Direcionadores de ar mais eficientes e posicionados para fácil acesso, porta-pacotes nas laterais, iluminação individual para o motorista, assim como sistema de ar-condicionado/ventilação exclusivo, diferenciado do restante do interior do veículo, são outras importantes características.

Para os passageiros, o conforto também foi ampliado com maior espaço interno, que garante ampla área para circulação. O sistema de ar-condicionado proporciona maior eficiência na climatização de todo o ambiente e o veículo conta com monitor frontal em LED, posicionado no teto para possibilitar a melhor visibilidade de qualquer poltrona.



Nenhum comentário:

Postar um comentário