segunda-feira, 18 de abril de 2016

Fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais comemora o marco de 2,5 milhões de veículos produzidos

A fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais acaba de atingir o marco de 2,5 milhões de unidades fabricadas desde 1999, quando foi inaugurada. O modelo que representou a conquista foi o Golf GTI, na cor vermelha. 

O evento de celebração contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, do vice-presidente de Operações, Antonio Pires, do vice-presidente de Recursos Humanos, Nilton Junior, do plant manager da fábrica de São José dos Pinhais, Luis Fernando Pinedo, além de executivos e colaboradores da unidade.

Lançado em janeiro de 2016, o Golf nacional é fabricado dentro do mais moderno conceito do Grupo Volkswagen, a estratégia modular MQB (Matriz Modular Transversal), que é uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Passat e o Golf Variant. O conceito consiste na padronização do processo de manufatura nas fábricas do Grupo, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução do tempo de produção dos veículos.

Investimentos para a produção do Golf
A Volkswagen do Brasil investiu aproximadamente R$ 500 milhões na modernização da fábrica de São José dos Pinhais, com a ampliação de áreas produtivas e a instalação de equipamentos de última geração para a fabricação do Golf, um dos modelos mais inovadores da marca do mundo. Foi criada uma nova área de Armação, com equipamentos mais modernos e eficientes, que proporcionam a economia de até 30% no consumo de energia, em comparação com processos anteriores.

Um novo processo de montagem de veículos também foi implementado, permitindo que os modelos da família Fox e o Golf sejam produzidos na mesma linha, um fato inédito dentro do Grupo Volkswagen. Além disso, mais de 2.000 empregados participaram de programas de qualificação profissional para todos os postos de trabalho envolvidos na fabricação do Golf, para assegurar a excelência da mão de obra na produção do modelo.

Sucesso em exportações
Das 2,5 milhões de unidades produzidas na fábrica de São José dos Pinhais, 747.227 unidades de modelos Volkswagen foram exportadas, sendo: 375.447 unidades do Fox, 281.312 unidades do Golf e 90.468 unidades do CrossFox. Os principais mercados que receberam os modelos fabricados na unidade são os países da América Latina, como Argentina e México, além dos EUA e Canadá, para onde era exportado o Golf. Países da Europa também chegaram a receber o Fox, nos anos 2000. Atualmente, o Fox e CrossFox são comercializados em 14 mercados, sendo os principais destinos a Argentina e México, contribuindo para a liderança da Volkswagen nas exportações em 2015.

Maior exportadora da história da indústria automobilística brasileira, com mais de 3,1 milhões de unidades embarcadas, no ano passado, a empresa apresentou um crescimento de 35% nas vendas ao exterior em relação ao ano anterior, totalizando 124.959 unidades enviadas para 16 países. Esse desempenho representa um crescimento superior em 10 pontos percentuais ao registrado pelo setor automotivo brasileiro, que teve aumento de 24,8% nas exportações, segundo dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

A fábrica de São José dos Pinhais
Inaugurada em 18 de janeiro de 1999, a fábrica de São José dos Pinhais é uma das mais modernas do Grupo Volkswagen no mundo. A unidade foi construída com um layout pioneiro: as áreas de Armação, Pintura e Montagem Final convergem para o Centro de Comunicação, um prédio triangular onde estão concentrados os escritórios administrativos, jardins de inverno, agência bancária e refeitórios.

O objetivo é integrar todas as áreas, e o fluxo de informações, favorecendo a melhoria contínua da qualidade. A ideia é que todas as áreas trabalhem interagindo entre si. Cada time pode discutir e resolver questões relativas ao processo produtivo imediatamente. No Centro de Comunicação também se localizam os laboratórios e salas de medida. A unidade possui um sistema de logística avançado, com 13 fornecedores instalados dentro do terreno, formando o Parque Industrial de Curitiba (PIC).


Desde a inauguração, o complexo industrial produziu 2,5 milhões de veículos para os mercados interno e externo. A unidade paranaense produz atualmente os modelos Volkswagen Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf, além dos modelos Audi A3 Sedan e Q3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário