sexta-feira, 22 de abril de 2016

Fórmula Truck: Eu corro pensando nele!, diz Felipe Giaffone



Eu corro pensando nele! Essa frase de Felipe Giaffone bem que poderia ser parte de uma dessas músicas sertanejas, mas, menos romântico, ele fala sobre as várias partes do seu caminhão Volkswagen Constellation que venceu as duas primeiras provas da temporada da Fórmula Truck. Mais do que ganhar em Santa Cruz do Sul e em Curitiba, Felipe fez 105 dos 106 pontos possíveis em disputa nas etapas. O único pontinho que deixou escapar ficou com Paulo Salustiano, que fez uma das duas melhores voltas na pista gaúcha, na abertura do campeonato. Agora, dia 15 de maio em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, Giaffone quer continuar na frente, mas a experiência o ensinou a não ir com tanta sede ao pote.


“Sem dúvida que este é o melhor começo de temporada que já tive. Apesar disso, sei que é importante, mas pode não significar muito. Veja que no ano passado ganhei quatro vezes e acabei em terceiro lugar no campeonato. Pode ser um momento em que a maré está do meu lado e sei que o jogo pode virar rapidamente. Por isso, mantenho a cautela e sei que não dará para brigar pela vitória em todas as corridas. Quero me manter ali entre os três ou quatro primeiros colocados”, diz Felipe, que tem um total de 25 vitórias na categoria.

Para conseguir chegar ao pódio nas corridas ele precisa tentar evitar acidentes e, algo que depende diretamente de sua pilotagem, economizar ao máximo o equipamento durante as oito provas restantes desta 21ª temporada da Fórmula Truck.

Eu corro pensando nele! Claro que falo do equipamento. Sempre busco economizar o motor, o turbo, a suspensão, enfim tudo, para tentar chegar ao final em boas condições.Normalmente as quebras não acontecem pelo estilo de pilotagem, mas ser muito agressivo o tempo todo pode atrapalhar. Veja o turbo. A maioria das vezes não tem a ver com a maneira como se guia, mas sabemos que quanto mais alta a rotação, maiores são as chances de quebra. É uma peça sensível que é utilizada acima do seu limite e daí vêm os problemas. Pelo que a gente usa, o turbo até quebra pouco”.

Os dois excelentes resultados na abertura só serviram para comprovar que Felipe Giaffone é forte candidato ao tetracampeonato. E o resultado do campeonato mostra que ele acertou na previsão de que os caminhões Mercedes-Benz seriam seus principais adversários nesta temporada. O vice-líder, Diogo Pachenki, o terceiro colocado, Raijan Mascarello, e o quarto, Gustavo Magnabosco usam os caminhões da marca alemã.

“Claro que quero o título, pois faz tempo que conquistei o último, pois foi em 2011. Tenho um caminhão bem acertado e sei que posso estar ali entre os quatro ou cinco primeiros se nada de anormal acontecer. Fica claro que os MAN-Volks e os Mercedes estão um passo à frente, mas tenho certeza que quando o Leandro Totti acertar o Volvo dele virá igual ou até melhor. Tenho bom retrospecto em Campo Grande e vamos ver como meu caminhão se comportará lá”, finalizou Giaffone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário