sábado, 13 de fevereiro de 2016

Potência compacta – o novo Audi RS 3 Sportback

O novo Audi RS3 Sportback já está nas concessionárias da marca de todo o país.Oferecido em verão única, o modelo tem preço sugerido de R$ 290.990. Com 367 cv de potência e 465 Nm de torque, o compacto é um dos mais rápidos e potentes do segmento premium. O poderoso motor 2.5 Turbo FSI de cinco cilindros faz com que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinja uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. 

A transmissão S tronic de sete velocidades, que realiza trocas de marchas ainda mais rapidamente que na versão anterior, direciona a força do propulsor para o sistema quattro de tração integral permanente, que conta com vetorização de torque baseada em um software inteligente projetado, em todos os aspectos, para proporcionar o máximo de diversão ao dirigir. O novo RS 3 Sportback faz curvas com extrema precisão.  

O chassi do modelo de cinco portas também estabelece novos parâmetros. Em comparação com o A3 Sportback, a carroceria é 25 milímetros mais baixa. As juntas pivotais do eixo dianteiro, a direção progressiva e a suspensão esportiva foram projetadas especialmente para o RS.  

O 2.5 TFSI do novo RS 3 Sportback é uma garantia de emoção com seu imenso poder de impulsão, respostas agressivas e experiência acústica única. O profundo rugido, respaldado pelo ritmo da sequência da ignição dos cinco cilindros, compõe a clássica trilha sonora da Audi.  Dois flaps nos condutos de exaustão, após o silenciador, controlam o fluxo de escapamento para proporcionar uma experiência sonora ainda mais intensa, que varia com a solicitação e rotação do motor. O motorista pode controlar esses flaps por meio do Audi Drive Select. O sistema de escapamento RS foi projetado para facilitar o fluxo de gases. 

Motores de cinco cilindros com muita potência têm uma longa tradição na Audi. Durante a década de 1980, eles equiparam os carros da marca que lideraram ralis, campeonatos de turismo e modelos de série. O primeiro modelo RS, de 1994, também contava com este motor. O cinco cilindros retornou em 2009 no TT RS e passou a equipar o RS 3 Sportback em 2011. Dois anos depois, foi incorporado ao RS Q3. O motor de 2,5 litros foi eleito "Motor Internacional do Ano" em sua categoria por cinco anos seguidos, desde 2010.

O propulsor produz 367 cv e tem 2.480 cm³ de cilindrada: uma impressionante potência específica de 147 cv por litro. O torque máximo de 465 Nm é disponibilizado já a 1.625 rpm e permanece constante até 5.550 rpm. A retomada entre 60 e 100 km/h em quarta marcha toma apenas 4,1 segundos. É preciso apenas 5,8 segundos para ir de 80 a 120 km/h em quinta marcha.

O 2.5 TFSI impulsiona o RS 3 Sportback de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos – a melhor aceleração em sua categoria.  A velocidade é bloqueada eletronicamente em 250 km/h. Um sistema de recuperação, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema start-stop que desliga o motor pouco antes do carro parar completamente contribuem para que o carro seja até 10% mais econômico que na versão anterior.

Transmissão S tronic com sete marchas A transmissão S tronic de série, com sete velocidades, transfere a força do motor 2.5 TFSI através de três eixos – um de entrada e dois de saída. Como todas as transmissões de dupla embreagem, ela é constituída de duas caixas de câmbio interligadas. O processo de troca direta de marchas ocorre com a rapidez de um relâmpago e sem interrupção perceptível da força do motor, por meio da abertura e do fechamento simultâneos das duas embreagens. Novas soluções para preencher as embreagens com óleo e melhorar a integração com o motor tornam as trocas de marchas mais rápidas que nunca.  Com o sistema Audi drive select no modo dynamic, cada troca é acompanhada por uma dupla debreagem.

O condutor do novo Audi RS 3 Sportback pode escolher entre dois modos automáticos da transmissão S tronic de sete marchas ou executar as trocas manualmente, usando as borboletas posicionadas junto ao volante ou a alavanca seletora. O launch control permite otimizar a tração e minimizar o deslizamento dos pneus nas arrancadas. As marchas inferiores são esportivamente curtas. Já a sétima é alongada para reduzir o consumo de combustível. Uma conexão em ângulo reto liga a caixa de câmbio ultracompacta ao eixo de propulsão que leva o torque ao eixo traseiro – uma solução que demonstra a aplicação da construção inteligente com baixo peso até o último detalhe.

O sistema quattro de tração integral permanente transfere a força do motor 2.5 TFSI para a pista com extrema facilidade. Seu componente central é a embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico.  Este novo mecanismo fica montado junto ao eixo traseiro para otimizar a distribuição de pesos. A embreagem multidiscos utiliza software desenvolvido com exclusividade para o RS 3 Sportback.  Ela distribui o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro em um piscar de olhos. Dependendo do estilo de condução e do coeficiente de atrito do piso, entre 50 e 100% do torque disponível podem ser enviados para o eixo traseiro. 

A vetorização de torque torna a condução do Audi RS 3 Sportback ainda mais perfeita. Em curvas rápidas, ela freia ligeiramente as rodas internas, que estão sujeitas a uma carga menor. Isso permite que as duas rodas de cada eixo transmitam mais força para a estrada. Graças à diferença das forças propulsivas, o carro aponta ligeiramente para o interior da curva e ajuda o motorista a manter uma condução esportiva. 

O novo e dinâmico modelo topo de linha da família A3 traz rodas de alumínio fundido de 19 polegadas com cinco raios e pneus 235/35.  Os discos de freios ventilados internamente têm 370 mm de diâmetro na frente e 310 mm atrás. As áreas de fricção dianteiras possuem design ondulado para redução de peso e são perfuradas para permitir o máximo de dissipação de calor. Elas são conectadas por pinos a coberturas de alumínio e seguras por pinças fixas de oito pistões pintadas de preto com logos RS. 

Em um carro esportivo, a relação peso-potência desempenha um papel fundamental.  No RS 3 Sportback, cada cv tem que movimentar apenas 4,14 kg. O prático compacto de cinco portas tem peso líquido (sem o motorista) de apenas 1.520 kg, 55 kg a menos que seu antecessor.

Já a grade Singleframe tem moldura de alumínio fosco e grade do tipo colmeia preta com alto brilho.  O ar flui para o interior do motor através da entrada localizada sob a moldura da placa. As grandes entradas de ar emolduradas laterais fornecem ar para o radiador suplementar do motor e o resfriamento do óleo da transmissão. A lâmina integrada ao "avental" dianteiro se estende para cima no interior das tomadas de ar, formando uma barra divisória vertical. 

Visto de perfil, os para-lamas dianteiros alargados, as saias laterais cinzeladas, as carenagens dos espelhos com aparência de alumínio fosco e o grande defletor de teto traseiro do RS 3 Sportback capturam imediatamente o olhar do observador. Um difusor preto destacado no para-choque, além das duas grandes ponteiras ovais, compõem a ousada traseira. Distintivos RS 3 adornam a grade Singleframe e a tampa traseira. 

Entre as sete cores disponíveis, há duas novas tonalidades: Cinza Nardo e Vermelho Catalunya, metálicas.  Esta última é exclusividade do Audi RS 3 Sportback. 

O interior do novo RS 3 Sportback tem acabamento de fibra de carbono, acentuado por logos RS. Os bancos esportivos são forrados de couro Nappa Fina, com costuras contrastantes. Com base reta, o volante RS multifuncional é forrado de couro e Alcantara. A alavanca seletora do câmbio também tem design especialmente esportivo. O sistema de informação ao motorista (DIS) inclui um termômetro de óleo e um cronômetro. Já o indicador de pressão do turbo fica no mostrador do conta-giros. 


A lista de equipamentos de série do RS 3 Sportback também inclui sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com câmera de ré, sistemas de infotainment e de assistência ao condutor como o MMI navigation plus com MMI touch e equipamento de som Bang&Olufsen. Os pacotes de conforto e conveniência trazem itens como bancos dianteiros em formato concha com controles elétricos, apoios lombares com quatro regulagens, retrovisor interno

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