segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Scania Chile tem participação de 50% no segmento florestal‏

A extração de madeira é uma das principais atividades econômicas no Chile, e a Scania tem nesse segmento a maior fatia do mercado, volume que hoje representa 50%. A conquista dessa margem, que faz da Scania líder desse nicho, é resultado de uma estratégia bem-sucedida adotada pela empresa, que consiste em fortalecer a oferta de serviços de pós-venda aos transportadores das maiores madeireiras do país que são seus clientes.

Acrescenta-se a esse cenário a sinergia do portfólio de caminhões da Scania com a rotina de extração de madeira praticada na região. Diferentemente do que acontece em mercados como o brasileiro e o argentino, onde o acesso às reservas é construído em território plano e linear, o solo acidentado chileno exige caminhões robustos e resistentes, com cabines mais aerodinâmicas.

“No Chile, o segmento florestal é muito competitivo e os clientes sempre buscam o caminhão 6x4 com melhor desempenho operacional No entanto, o que nos tornou líderes no mercado foi oferecer nas regiões remotas serviços personalizados de manutenção corretiva e preventiva”, ressalta Julian Modro, gerente de vendas para América Latina da Scania.

A oferta de serviços para o mercado florestal chileno é desenvolvida de acordo com as necessidades do cliente. Em linhas gerais, é composta por opções que vão desde a construção de um centro de manutenção gerenciado pela Scania dentro da empresa até a alocação de um estoque das peças criado de acordo com o fluxo de manutenção da frota do usuário do serviço.

“Essa oferta de serviços é o diferencial da Scania no mercado chileno, porque ela permite que o cliente fique focado na sua atividade principal, não em coordenar a manutenção de sua frota, algo em que nem sempre ele tem experiência ou conta com estrutura para atender”, explica Julian.


A extração de pinus e eucaliptos é feita na região sul do país, longe dos grandes centros urbanos. A distância, nesse caso, se torna um fator que pode onerar a manutenção de um caminhão danificado. Outro serviço considerado um diferencial da Scania é o atendimento especializado no local onde houve uma ocorrência. Para atender o cliente nessa modalidade, a empresa criou cinco filiais próximas às regiões onde ficam as principais madeireiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário