quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Magneti Marelli celebra 40 anos do Proálcool no Brasil e seu pioneirismo no sistema “flex”

A Magneti Marelli, uma das principais fabricantes de sistemas e componentes automotivos de alta tecnologia do mundo e a primeira a lançar comercialmente o software para o sistema bicombustível, comemora os 40 anos do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), considerado o mais bem-sucedido modelo de substituição do petróleo por um combustível alternativo, em larga escala. Historicamente na vanguarda das tecnologias empregadas pelo setor automotivo, a Magneti Marelli conquistou a liderança do mercado com o desenvolvimento de softwares para o sistema multicombustível, tornando-se a maior fornecedora do segmento.

Apesar de bem-sucedido, o Proálcool atravessou um período crítico no final dos anos 90. Entre 1996 e 2002, a produção de veículos movidos a etanol foi praticamente a zero. O combustível começou retomar o mercado em 2003, quando a Magneti Marelli lança o SFS (Softhware Flexfuel Sensor), que revolucionou a indústria automobilística, equipando o Volkswagen Gol, primeiro modelo nacional comercializado com o sistema, cujo maior diferencial é o software que gerencia a queima do álcool, da gasolina ou de qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis no motor.

Desde o lançamento do SFS, a Magneti Marelli tem trabalhado na evolução contínua do software para torná-lo cada vez mais eficiente. Prova disso é a nova geração de ECU (Electronic Control Unit ou unidade de controle eletrônico), lançada no final de 2014 com ainda mais capacidade de processamento de dados, que integra novos algoritmos de cálculo, tornando o SFS® ainda mais eficaz e, consequentemente, reduzindo o consumo e a emissão de poluentes.
Atualmente, a Magneti Marelli é líder no segmento de bicombustíveis no mercado brasileiro e fornece seu sistema para as montadoras CAOA/Hyundai, Fiat, Ford, Mitsubishi e Volkswagen.

Outro destaque foi a construção de uma nova fábrica para produção dos bicos injetores batizado pela Magneti Marelli de Pico Eco desenvolvido especificamente para motores bicombustíveis. Foram investidos US$ 25 milhões nessa nova linha, que desde sua inauguração em 2009, já produziu mais de 16 milhões de bicos injetores.


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