sábado, 21 de novembro de 2015

Inmetro inclui novos requisitos para a reforma de pneus

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acaba de publicar a portaria complementar (554/2015) para o serviço de reforma de pneus, que passa a contar com novos requisitos de segurança. Os Institutos Estaduais de Pesos e Medidas (Ipem), órgãos delegados do Inmetro, passarão a fiscalizar o comércio irregular - o varejo terá 24 meses para adequação. O objetivo da portaria é dar mais segurança aos usuários que utilizam o serviço e coibir as irregularidades. O regulamento se aplica a pneus para automóveis, camionetas, caminhonetes, veículos comerciais e comerciais leves.

”A portaria diminui processos burocráticos para obtenção do Registro de Objeto reforma junto ao Inmetro, visando criar menos barreiras para que pequenas e médias ofereçam o serviço de forma regular, seguindo os requisitos mínimos de segurança”, diz Alfredo Lobo, diretor de Avaliação de Conformidade.


Os pneus reformados são submetidos aos mesmos ensaios dos pneus novos, inclusive quanto à rastreabilidade. Cada pneu possui uma ficha que o acompanha durante todo o processo de reforma: recauchutagem, remoldagem ou recapagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário