sábado, 17 de outubro de 2015

Instituto Renault lança programa de educação para segurança no trânsito na cidade de Itu (SP)

O Instituto Renault, em parceria com a prefeitura da Estância Turística de Itu, através das secretarias de Educação, Segurança, Trânsito e Transporte, com apoio do Ituano Motor Sport Club, lançou hoje (15) o programa de educação para segurança no trânsito “O Trânsito e Eu. 

Na ocasião, foi anunciada também a construção da Minicidade, que reproduz um espaço urbano com ruas, passeios, semáforos, faixas de pedestres, ciclovias, onde serão desenvolvidas as atividades práticas do programa, cujo objetivo é formar cidadãos conscientes para um trânsito mais humano e seguro. Convivência é a palavra chave do projeto.

O programa O Trânsito e Eu é um projeto mundial da Renault de educação voltado ao público infantil e em seus 15 anos de atividades já alcançou 35 países, com a distribuição de cerca de 730.000 kits educativos que beneficiaram aproximadamente 13 milhões de crianças. Trata-se do maior programa de sensibilização para a Segurança no Trânsito de uma montadora em nível global.

O programa compreende orientações em sala de aula e atividades práticas. Nos trabalhos em sala de aula são utilizados kits educativos ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, eles foram elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, adaptadas à realidade brasileira pela PUC-PR chancelado pelo Denatran. Os kits já começaram a ser distribuídos nas escolas envolvidas nesta primeira fase, atingindo cerca de 450 alunos do terceiro ano.

Ao todo, 60 professores de escolas municipais e agentes de trânsito de Itu já foram preparados através de uma formação realizada pela PUC-PR, que é parceira do projeto.  As atividades práticas acontecerão na minicidade que será construída em área do kartódromo Arena Brasil Kirin, administrado pelo Ituano Motor Sport Club, prevista para o primeiro semestre de 2016 e que contará com 6 minicarros 100% elétricos cedidos pela Renault.

Neste espaço, que reproduz as condições do trânsito das cidades, as crianças irão vivenciar, de forma lúdica, situações de mobilidade coletiva e individual, o que inclui conduzir carrinhos elétricos com um colega de carona, exercitar a intermodalidade, fazendo parte dos percursos de bicicleta e a pé, convivendo e respeitando as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais. Entre os municípios da região que poderão ser beneficiados pela estrutura da minicidade e do programa estão Salto, Indaiatuba, Porto Feliz, Cabreúva, Itupeva e Sorocaba.

O programa O Trânsito e Eu é voltado às crianças de 7 a 11 anos e já está presente em cidades como Curitiba, São José dos Pinhais e Quatro Barras, no Paraná, em Pelotas (RS) e em São Bernardo do Campo (SP). Nestes municípios, o projeto já soma mais de 280 escolas e beneficia cerca de 45 mil alunos O programa O Trânsito e Eu se desenvolve também através de apresentações itinerantes em parques, shoppings e eventos, como os já realizados nas cidades de Maringá (PR), São José dos Campos (SP) e também Casa Cor, em São Paulo.


O Instituto Renault, que tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atua em três eixos: Capital Humano, voltado ao Desenvolvimento Social, a Educação e a Diversidade; Meio Ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental; e Educação para Segurança no Trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário