sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Fórmula Inter estará exposto neste sábado no Kartódromo Aldeia da Serra


Uma das principais competições do kartismo brasileiro, a Copa São Paulo Light de Kart disputa neste sábado (22/8) a sexta rodada da temporada, nas modernas e confortáveis instalações do Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). E uma das principais atrações, além das acirradas disputas entre cerca de 100 pilotos divididos em oito categorias será a primeira aparição pública do Fórmula Inter, novo monoposto nacional que se propõe a servir de preparação para os pilotos que saem do kart.

"Temos a satisfação de mostrar um carro moderno e seguro, projetado e construído por brasileiros, dentro de nossa realidade econômica, para impulsionar a carreira daqueles pilotos que querem dar um passo à frente em suas carreiras, depois de se formarem na melhor escola, que é o kartismo", enaltece Marcos Galassi, Diretor Executivo da mais inovadora modalidade de Fórmula do país, que terá início em janeiro de 2016, através do Campeonato Paulista de Automobilismo, administrado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).

Com sua fórmula baseada em motores sorteados entre os participantes e equalizados pela RBC Preparações, de Belo Horizonte (MG), a Copa São Paulo Light se tornou uma grande referência no quesito preparação de novos talentos no kartismo. 

"O Paulista Light é uma excelente escola para abastecer a Academia Fórmula Inter, que irá ministrar aulas de mecânica, dados, pilotagem, media training, marketing, entre outras disciplinas complementares para quem deseja se aprimorar na profissão", acredita o executivo, que lembra que toda a dinâmica ficará sob a supervisão do reitor Roberto Pupo Moreno, ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy. 

Com equipamentos semelhantes os pilotos do Paulista Light são expostos, desde as primeiras categorias, a trabalharem da melhor forma possível a sua pilotagem e o acerto dos karts, fazendo com que a parte de motorização não interfira tanto no resultado final das competições. Na maioria das categorias da Copa São Paulo os motores são sorteados.

"Neste quesito também somos similares. Além de todos os carros e motores serem de nossa propriedade, iguais e equalizados, eles serão sorteados a cada corrida. O piloto entra só com o seu equipamento pessoal, com o seu banco moldado que forneceremos, e com o jogo de pneus que receberá após também ser sorteado quando novo e depois ficará sob sua responsabilidade", destaca Galassi.

O Fórmula Inter
A Fórmula Inter adota o modelo "seat and drive", ou seja, o piloto paga pelo aluguel do equipamento e dos serviços, e ao chegar à pista para competir encontra o carro pronto para sentar e pilotar. O valor da locação por prova para a temporada de 2016 é de R$ 13.990,00. E como promoção de lançamento, o preço para a contratação antecipada será de R$ 11.990,00 neste mês de agosto.

O Fórmula Inter tem grandes proporções - 4.320 mm de comprimento e 1.800 mm de largura -, aerodinâmica estudada por Computer Fluid Design, carenagem e asas produzidas pioneiramente por controle numérico computadorizado (CNC), em compostos de fibra de carbono. O volante é em fibra de carbono, com painel eletrônico "on-board".

Para segurança ele possui crash box dianteiro e traseiro, side pods estruturais em plano inclinado - que evitam que o piloto seja atingido por impacto lateral -, e habitáculo em fibra de carbono, com extrator de banco e anel de segurança para a cabeça do piloto. As rodas são de 13 polegadas, com tala 8" na dianteira e 11" na traseira, calçadas com pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros.

O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, eletrônica Pro Tune, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, acoplado a caixa de câmbio nacional com 4 marchas em "h". A velocidade máxima projetada em Interlagos é de 245 km/h. 


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