quinta-feira, 21 de maio de 2015

MAN Diesel & Turbo lança motor a gás com turbo de duplo estágio para geração de energia

A MAN Diesel & Turbo vai apresentar sua nova linha de motores a gás com turboalimentação de duplo estágio na feira comercial da Power-Gen Europe em Amsterdam, na Holanda, de 9 a 11 de junho. A partir de agora, os dois modelos a gás da empresa passam a estar disponíveis com turboalimentação de duplo estágio. Essa tecnologia proporciona uma exelente eficiência e redução do consumo devido ao arranjo em série dos turboalimentadores de baixa e de alta pressão. As novas versões ampliam a linha dos motores a gás da MAN Diesel & Turbo e se beneficiam da vasta experiência da companhia com turbo de duplo estágio que funciona a base de combustível.



O modelo 35/44G TS conta com sistema de ignição e está disponível nas versões de cilindros 12 V e 20 V, com potências mecânicas de 7.4 MW e 12.4 MW. O modelo 51/60G TS pode ser entregue na versão de 18 cilindros, com 18.9 MW e 20.7 MW. Com 18.9 MW, sua eficiência mecânica chega a 50,7% nas aplicações de ciclo simples. Já o motor de 20.7 MW é o mais potente movido a gas que existe atualmente no mercado.

A turboalimentação de duplo estágio traz grandes vantagens. Entre elas, a maior eficiência com relação aos de estágio simples, resultante principalmente do intercooler que é fixado entre o turbocompressor de estágio de baixa e de alta pressão.  Além do mais, promove a redução das emissões de NOx através da utilização extensiva do ciclo Miller. Outro benefício do sistema de duplo estágio é o consumo mais eficiente do combustível do motor.

“As versões de duplo estágio oferecem uma maior potência e eficácia, permitindo também uma maior densidade de energia e, consequentemente, um projeto mais compacto nas instalações”, afirma o Dr. Tilman Tütken, vice-presidente da MAN Diesel & Turbo e diretor de Vendas de Unidades de Energia na Europa. “Nossos motores a gás estão equipados perfeitamente para ajudar os operadores das unidades a dominar as demandas atuais dos mercados de energia em transição, nos quais o constante aumento de energia intermitente renovável impõe novos desafios para a operação flexível de uma fábrica”.


O executivo destaca ainda a oferta de diferenciais operacionais, tais como agilidade nas partidas, paradas e em aumentos. “Esses são requisitos em marcos regulatórios de mercados para energia, como os de correção de capacidade. Graças às configurações aperfeiçoadas para a produção combinada de potência e calor no processo (CHP), pode-se atingir uma eficiência total de mais de 90%”, explica Dr. Tilman Tütken.

Nenhum comentário:

Postar um comentário