sexta-feira, 20 de março de 2015

Grandes nomes da vela mundial marcam presença no Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship

Medalhas olímpicas, troféus internacionais e títulos de diversos países. A praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), receberá grandes nomes da vela mundial para o Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship, entre os dias 12 e 16 de abril, para 10 regatas. Ao todo, mais de 200 títulos estarão nas águas.


Os competidores somam 15 medalhas olímpicas, mais de 20 títulos mundiais, 25 sul-americanos, 50 títulos brasileiros, além de prêmios argentinos, chilenos e europeus, comprovando o altíssimo nível técnico dos velejadores. 

Todas essas tripulações vencedoras competirão em igualdade, já que a Soto 40 tem como objetivo destacar a capacidade e o talento de cada uma das tripulações na hora de definir o vencedor. Seguindo o conceito one design, todos os veleiros da classe são idênticos quanto ao tamanho, peso e área das velas.

Um nome de peso que desembarca em Jurerê é o chileno Macaco Itaú, de Dag van Appen. "Conquistamos um vice-campeonato na primeira edição do mundial, realizada no Chile. Queremos buscar um resultado tão bom ou melhor do que aquele, o que será um desafio com uma flotilha tão qualificada", comenta o comandante. Ele contará com a experiência de Juan de la Fuente e Javier Cortes, que já conquistaram medalhas de bronze nas Olimpíadas de Sydney e Londres. E esses são apenas alguns dos grandes nomes da vela que participarão do evento.

Detentor de cinco medalhas olímpicas e considerado o melhor velejador do mundo em 2009 após a conquista da maior regata volta ao mundo, Torben Grael é um dos representantes brasileiros no Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship. 

Além dele, também estarão presentes o veleiro Carioca 04, que participa com uma tripulação jovem liderada por Henrique Haddad, que está fazendo uma ótima preparação para as Olimpíadas de 2016; o veleiro Pajero, atual campeão brasileiro de S40 e que conta com o tático Santiago Lange, duas vezes medalhista olímpico e Eduardo Souza Ramos, maior campeão da Semana de Vela de Ilhabela; o Crioula 29, do gaúcho Samuel Albrecht, velejador olímpico bicampeão da Semana de Vela de Ilhabela e tricampeão brasileiro de oceano e também o Carioca 25, de Roberto Luiz Martins, que acumula mais de 14 títulos de vela por todo o Brasil.

As tripulações participarão de 10 regatas em barla sota e a equipe que conseguir manter a menor pontuação no acumulado geral será a vencedora. Uma característica marcante da competição é a ausência de descartes, que exige atenção dos participantes na hora de traçar suas estratégias e torna a regata ainda mais imprevisível. No final do campeonato, os três veleiros com melhor desempenho serão premiados.

Considerada uma das cidades mais emblemáticas do Brasil quando o assunto é vela, a cidade de Florianópolis (SC) será o palco da primeira edição do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship realizado no País. Entre as belas paisagens da capital catarinense, a praia de Jurerê foi a escolhida para receber as regatas, por ser uma das principais raias de vela de todo o Brasil. O local de saída dos veleiros será o Iate Clube de Veleiros da Ilha, tradicional ponto de encontro de velejadores da cidade.

Projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, na Argentina, o veleiro S40 é um moderno barco de regatas que compete como monotipo. Sua tecnologia inovadora trouxe um conceito revolucionário para a vela oceânica. Com linhas que são o resultado de um extenso estudo sobre a busca de velocidade e equilíbrio, construção fácil e vários componentes em fibra de carbono, o Soto 40 está cada vez mais em destaque no cenário da vela mundial. Sua flotilha está espalhada por Chile, Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Filipinas, Japão e Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário