sábado, 21 de fevereiro de 2015

DIVISÃO MOTORPARTS, DA FEDERAL-MOGUL, ANUNCIA ÊXITO DO PROGRAMA DE ECONOMIA DE ÁGUA

A divisão Motorparts, da Federal-Mogul, fechou 2014 com grande economia de água em sua fábrica instalada em Sorocaba, SP, onde produz pastilhas, lonas, sapatas e fluidos para o sistema de freio de automóveis e veículos comerciais. A empresa chegou ao final do ano com o uso de apenas 31,25% da capacidade do poço artesiano que fornece água para consumo humano e para as atividades industriais. O diretor-geral, José Roberto Alves, informou que a economia é resultado da plena adesão dos 250 funcionários ao programa Objetivos e Metas, instituído no início de 2014, para o uso racional de água e de energia elétrica, com permanente controle operacional.

José Roberto Alves explica que toda a água utilizada é de poço artesiano devidamente autorizado pelo SAAE-Sorocaba (Serviço Autônomo Autônoma de Águas e Esgoto), com medição divulgada para toda a fábrica no diálogo semanal de segurança. “Nos últimos três meses atingimos o consumo médio de 500 m3 de um volume autorizado pela SAAE de 1.600 m3, graças às ações adotadas e à participação dos funcionários. Assim, o que for economizado representa a contribuição dos funcionários para o meio ambiente e para toda a comunidade”, salienta o executivo.

Para José Roberto Alves, a economia só foi possível pelo entusiasmado apoio coletivo ao programa, que será permanentemente intensificado. O programa Objetivo e Metas teve início com campanhas de conscientização dos empregados de todos os níveis, reforçadas nos diálogos semanais, que envolvem o incentivo a ideias de melhoria para o uso racional de água e de energia. O diretor-geral explica também que, por essa adesão, cada funcionário tornou-se um fiscal do programa e que se, nas reuniões semanais, for comprovado que o resultado ficou fora do objetivo, as vistorias são feitas com maior rigor para identificar possíveis vazamentos ou correção de eventual uso inadequado.

José Roberto Alves informa que a atenção coletiva para o uso racional envolve também a energia elétrica para a qual foram implementadas ações como o sistema de desligamento automático dos fornos, instalação de aquecedores solares nos banheiros e programas de utilização de materiais reciclados para reduzir o reprocessamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário