terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Reciclanip rodou 22.000 quilômetros por dia para recolher pneus inservíveis pelo país em 2014

A Reciclanip, entidade que é parte do Sistema ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, esteve presente em 2014 em todos os estados durante seis dias por semana, com caminhões a seu serviço rodando em média cerca de 22.000 quilômetros por dia para fazer o recolhimento de todos os pneus inservíveis deixados nos 834 pontos de coleta do Brasil.  Para realizar o recolhimento e a destinação, há uma média de 80 caminhões transita diariamente, todos os dias do ano, cobrindo os 26 estados e Distrito Federal.

Para que isto aconteça, foram investidos cerca de R$ 100 milhões em 2014. “Toda essa complexa operação logística é comandada pela Reciclanip, que tem experiência acumulada desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes e até hoje já coletou e destinou o equivalente 2,79 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 558 milhões de pneus de passeio”, explica o gerente geral da Reciclanip, Cesar Faccio. Um pneu é considerado inservível quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma.


A maioria dos pontos de coleta foram criados em parceria com as prefeituras, que  cedem os terrenos com galpão coberto, dentro das normas especificas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas. O responsável pelo Ponto de Coleta comunica a Reciclanip sobre a necessidade de retirada do material quando atinge a quantidade de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. A partir daí, a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores conveniados. Para saber onde levar os pneus inservíveis é só consultar a lista com todos os pontos de coleta que está no site www.reciclanip.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário