terça-feira, 16 de setembro de 2014

Volkswagen do Brasil investe R$ 50 milhões em ampliação e modernização dos Laboratórios de Motores e Emissões

A Volkswagen do Brasil acaba de investir R$ 50 milhões em 12 novos equipamentos e ampliação dos laboratórios emissões e de motores na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Iniciado em 2011, o investimento inclui novos dinamômetros de bancada (estático, para motores) e de chassis (dinâmico, com o carro em movimento), entre eles o primeiro dinamômetro da indústria brasileira para testes em veículos 4X4.

O investimento também inclui a ampliação da área de acondicionamento de veículos melhorando a infraestrutura para realização de testes. Nessa área, os carros permanecem por 12 horas, com temperatura controlada, antes de serem testados.

Pioneiro na indústria, o laboratório de emissões – inaugurado em 1976, 10 anos antes de existir no Brasil a lei de controle de emissões de gases (Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), destina-se a medir os gases emitidos pelos veículos produzidos pela marca no Brasil e Argentina para o desenvolvimento, homologação e controle de produção.

O Laboratório de Emissões da Volkswagen do Brasil está entre os três maiores do País e realiza em torno de 40 testes de emissões por dia. Cerca de 0,4% dos veículos produzidos pela marca no Brasil, destinados ao mercado brasileiro, são testados no laboratório, além dos veículos também fabricados na Argentina.

O Laboratório de Motores também presta suporte ao desenvolvimento e homologação de novos veículos e motores. Graças aos testes é possível medir e orientar, por exemplo, o melhor ajuste de potência, torque, nível de emissões entre outros para cada motor.

Antes de iniciar os testes, os veículos ficam em “repouso” absoluto por 12 horas na área de acondicionamento com temperatura controlada de 20 a 26°C. No teste de emissões, o veículo roda no dinamômetro de chassis e “percorre” um caminho que simula condições reais de trânsito, com acelerações, frenagens, ultrapassagens, congestionamentos e paradas aos semáforos.

Os veículos rodam nos dinamômetros em várias condições, como partida com o motor frio, com motor aquecido e com temperaturas mais elevadas. Em um tubo colocado no escapamento do veículo os gases são coletados e analisados com o objetivo de desenvolver motores cada vez mais com o foco na preservação do meio ambiente. Diariamente, os especialistas analisam os gases emitidos por protótipos e veículos de produção em série, bem como avaliam o consumo de combustível.


De acordo com os dados mais atuais divulgados pelo INMETRO (25/8/2014) a Volkswagen do Brasil é a marca com o maior número de versões e modelos que atingiram a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) no ranking mais recente divulgado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). São 41 modelos e versões no total que receberam classificação A em suas categorias, o que representa uma melhor eficiência energética, traduzida em um melhor índice de consumo de combustível.

Motor Premiado

Produzido na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP), o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, oferece excelentes níveis de consumo e desempenho – qualidades que lhe garantiram o prêmio “Motor do Ano 2014”, concedido por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação é uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário