domingo, 10 de agosto de 2014

Tarcísio Dias - Mecânica Online - Para você o que significa um carro completo?


Já escrevi em outras colunas anteriores que a tarefa da compra de um carro, quer seja novo ou mesmo usado, não é uma atividade simples. Primeiro vem a escolha do modelo conforme suas necessidades, depois é hora de analisar as opções financeiras, mas uma coisa é certa, brasileiro gosta de carro completinho, quanto mais, melhor.Mas qual a definição de completinho em nosso mercado? Ar condicionado, direção hidráulica, vidro e trava? Será que você não poderia ter um completinho bem melhor, com mais itens de tecnologia, comodidade e segurança? Antes de investir naquela roda ou mesmo alterar o projeto do seu veículo com rebaixamento da suspensão, saiba que é possível ter um carro mais seguro e conectado.

E o melhor disso, direto da fábrica! Observamos dois bons modelos que começam a surpreender o cliente quando o assunto são itens de série e também seu pacote de opcionais. O novo Nissan New March e o novíssimo Novo Ka (que só chega nas lojas em setembro), mostram que a exigência do cliente está aumentando e eles querem ser os primeiros nessa conquista.

No New March o consumidor encontra disponível itens como câmera de ré, navegador por GPS integrado às redes sociais (na versão 1.6 SL) e cintos de segurança com pré-tensionadores e exclusivo limitador de carga, direção elétrica progressiva, ar condicionado digital automático, sistema multimídia (disponível na versão 1.6 SL) com tela de 5.8 polegadas conta com sistema de navegação por satélite (GPS) com tela sensível ao toque e comandos de voz em português, que mostra todas as informações de áudio e do telefone celular e, ainda, permite se conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de MP3.

O novo volante multifuncional, concentra os controles de áudio e da função viva voz para o telefone. Já com o Bluetooth Streaming é possível sincronizar a agenda telefônica e os arquivos de música digital com o sistema para ampliar as opções de diversão durante a condução, sem a necessidade de cabos para conexão.

Tem também o sistema NissanConnect™. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, a novidade é a plataforma global da Nissan para a conectividade de apps de smartphones. Com ela, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. O funcionamento é simples: após a compra da versão do New March equipada com o NissanConnect™ (1.6 SL), o proprietário se cadastra e registra o veículo no sistema, além de baixar o app em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. A partir disso, é possível interagir com os aplicativos mais populares, como Facebook e Google.
A linha do novíssimo Novo Ka traz recursos inéditos de conectividade que a colocam um degrau à frente no mercado, até mesmo em relação a veículos bem mais caros. Ela oferece o avançado sistema de conectividade SYNC como opcional na versão SE e como item de série na versão SEL. O equipamento vem com rádio, CD e MP3-player com Bluetooth, controles no volante e comandos de voz para celular e áudio, leitor de SMS, download automático da agenda de telefones e permite emparelhar até 10 telefones.
Tanto a versão hatch, quanto a nova sedã, são os primeiros modelos no Brasil a introduzir a Assistência de Emergência, sistema que faz uma chamada automática para o serviço de emergência 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou do corte de combustível do veículo.

Já o sistema AppLink é uma tecnologia que permite acessar aplicativos do celular por meio de comandos de voz, abrindo um leque de novas possibilidades de serviço e entretenimento. Tudo isso mantendo o motorista com as mãos no volante e os olhos na pista, a premissa da filosofia de conectividade com segurança da Ford.

O MyFord Dock é um compartimento inovador para encaixe do celular ou GPS, que deixa o aparelho visível e integrado ao painel. Sua tampa de abertura ajustável permite acomodar com segurança celulares de diferentes marcas e tamanhos de tela.

Na parte de segurança ativa, o Novo Ka e o Novo Ka+ contam com freio ABS completo, com distribuição eletrônica de frenagem, controle de frenagem em curvas e assistência de frenagem de emergência (EBA). São também os únicos da categoria a oferecer controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac). Esse sistema inclui ainda a assistência de partida em rampa (HLA), que evita a rolagem do carro para trás ao se tirar o pé do freio em ladeiras. A direção elétrica, com sistema ativo para reduzir vibrações e compensação de deriva, é um diferencial dos dois modelos, com excepcional linearidade e progressividade.

Sua concepção de carro completinho vai mudar. O mercado já está mudando. O consumidor procura não apenas veículos eficientes, com melhores rendimentos e menor consumo, como é o caso da motorização com três cilindros, mas deseja prazer ao dirigir, conectividade, tecnologia e segurança.

PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.


Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário