terça-feira, 15 de abril de 2014

Volvo Cars apresenta revolucionário conceito de assento infantil inflável


Historicamente, assentos infantis automotivos são grandes, difíceis de mover e entediantes de montar. Por isso a Volvo Cars está desenvolvendo um conceito de assento infantil inflável e de baixo peso, montado com a face voltada para a parte de trás do veículo, que utiliza tecnologias inéditas. O assento é seguro, leve de carregar e de guardar, além de permitir uso em várias situações em que os assentos disponíveis no mercado hoje não são viáveis.Lawrence Abele, gerente de design do Volvo Monitoring and Concept Center em Los Angeles, e criador do novo banco, tinha seus dois filhos em mente ao desenvolver o conceito: “Para mim, a segurança das crianças sempre é a prioridade número 1, e quando morávamos no exterior com duas crianças tivemos de transportar cadeiras de criança volumosas por aeroportos e em táxis. Para muitos, viajar com crianças é um desafio; qualquer ajuda para simplificar a vida dos pais com crianças pequenas é uma grande coisa”.

O conceito permite novas oportunidades. Por exemplo, avós e amigos que vão cuidar das crianças, os quais precisam de um assento infantil ultraportátil. Isso é muito útil quando se usa um táxi, carro alugado ou ônibus, situações em que historicamente temos de utilizar os equipamentos de segurança disponíveis.

Inflado em 40 segundos
O assento traz uma inovadora tecnologia de bombeamento de ar que é silenciosa e eficiente em construção. O banco infla em menos de 40 segundos e desinfla usando a bomba integrada. O peso total do assento é de menos de 5 kg, metade do peso de um assento convencional, e fica constantemente conectado via bluetooth, permitindo uma série de funções, como o enchimento remoto. Ele cabe dentro de uma bolsa com os outros pertences da criança.



Tecido drop-stitch único
“Nós usamos esse material único, um tecido chamado drop-stitch para criar o protótipo. Esse tecido é muito forte quando inflado e pode suportar alta pressão interna. É uma tecnologia comum na indústria de barcos e foi desenvolvido originalmente para uso militar, em projetos de aviões infláveis”, explica Maria Hansson, gerente de projetos na Volvo Monitoring and Concept Center, de Los Angeles.

Assento virado para trás

O Conceito de Assento Infantil Inflável é montado de forma que a criança fique com o rosto virado para trás, a forma mais segura de ela viajar no carro. O pescoço da criança está em desenvolvimento e não é tão forte quanto o de um adulto. Em um impacto frontal, quando a criança está virada para frente, há um impacto muito forte no pescoço. Por conta disso, crianças até os quatro anos devem ter equipamentos de segurança específicos e viajar com o rosto voltado para a parte traseira do veículo.“De fato, seria mais seguro para nós se todos pudessem viajar voltados para a traseira do veículo. Mas, da forma com que os carros são projetados hoje, isso é impossível. Crianças pequenas, no entanto, devem viajar dessa forma, por mais tempo que for possível”, explica Lawrence. “O objetivo foi criar um lugar tão seguro, ou mais seguro que qualquer coisa que exista no mercado.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário