segunda-feira, 7 de abril de 2014

BMW Jazz Festival chega à quarta edição consolidado como o maior evento do gênero no Brasil


Sofisticação, precisão, beleza e ousadia são atributos marcantes tanto no jazz quanto na marca BMW. Evidenciando essa identificação com o gênero musical, em 2011 a BMW do Brasil decidiu apoiar a criação de um evento para trazer ao cenário nacional os melhores representantes das diversas vertentes do estilo musical no planeta, o BMW Jazz Festival.Consolidado como o maior festival brasileiro de jazz, o evento agora chega à sua quarta edição, prevista para acontecer de 29 a 31 de maio, em São Paulo (HSBC Brasil), e de 30 de maio a 01 de junho, no Rio de Janeiro (Vivo Rio). Formam o line-up deste ano o cantor Bobby McFerrin, o veterano pianista Ahmad Jamal, o contrabaixista Dave Holland, o saxofonista Kenny Garrett, o trompetista Chris Botti e o jovem grupo Snarky Puppy. A casa de espetáculos paulistana recebe ainda a pernambucana SpokFrevo Orquestra, enquanto o palco externo do Auditório Ibirapuera sedia o já tradicional show gratuito de domingo (01 de junho), ao ar livre, com uma das atrações do festival, cujo nome será definido mais adiante, junto com a grade de programação e a data de início da venda de ingressos. Com o objetivo de expandir o projeto para novos territórios, a marca investe, pela primeira vez, em uma versão do evento fora do eixo Rio-São Paulo, com um show de Bobby McFerrin, em Belo Horizonte (Cine Brasil), no dia 03 de junho.
  
Edições anteriores: uma constelação no palco

Em 2011, estiveram no palco do evento alguns dos nomes mais importantes da cena, como Billy Harper Quintet, Joshua Redman Trio e Sharon Jones & The Dap-Kings. Em 2012, novamente a organização surpreendeu com nomes consagrados e revelações, como Corea, Clarke & White; Maceo Parker e convidados Fred Wesley & Pee Wee Ellis;Charles Lloyd; The Clayton Brothers; Trombone Shorty & Orleans Avenue; Ambrose Akinmusire; Nintey Miles; Darcy James Argue’s Secret Society; e Toninho Ferragutti e Bebê Kramer.

A edição 2013 destacou-se pela variedade de instrumentos-guia que regeram as formações: Pat Metheny (guitarra); Esperanza Spalding & The Radio Music Society (contrabaixo e voz); Brad Mehldau Trio (piano); Joe Lovano & Dave Douglas (saxofone e trompete); o grupo James Farm (formato de quarteto clássico: baixo, bateria, piano e sax); Egberto Gismonti e a Orquestra dos Corações Futuristas (orquestra); e Jonathan Blake Quintet (bateria).

Serviço
BMW Jazz Festival
São Paulo (SP): No HSBC Brasil de 29 a 31 de maio e no palco externo do Auditório Ibirapuera no dia 01 de junho.
Rio de Janeiro (RJ): No VIVO Rio de 30 de maio a 1º de junho.
Belo Horizonte (MG): No Cine Theatro Brasil no dia 3 de junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário