quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Tarcísio Dias - Mecânica Online -Energia é o combustível no furgão e-NV200


O impulso que move a eletricidade é o mesmo que motiva a Nissan na possibilidade de comercializar veículos elétricos no Brasil. A marca que já disponibiliza alguns modelos do Leaf, primeiro veículo completamente elétrico, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, realizou uma programa de avaliação com a próxima novidade que será ainda revelada em Genebra: o furgão 100% elétrico e-NV200.É a primeira vez que o modelo é testado nas Américas, e tive a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento e tecnologias que acompanham a versão conceito. Após um período de 30 dias sendo utilizado pela FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. a maior empresa de transporte expresso do mundo, em situações reais no Rio de Janeiro, foi a vez de um pequeno grupo da imprensa especializada brasileira ter as primeiras impressões de um furgão elétrico rodando por aqui.

“A oportunidade de testar o e-NV200 no Brasil é uma prova de que veículos 100% elétricos são também uma opção viável no mercado local. Além disso, nós estamos testando 25 unidades do carro elétrico LEAF por meio de um projeto-piloto de táxis nas cidades do Rio e de São Paulo, e também como veículo policial no Rio de Janeiro, com a utilização de duas unidades pela Polícia Militar na cidade”, diz François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.

E quando falamos em veículos elétricos como essa van conceito da Nissan, estamos nos referindo a alternativas inovadoras e diferentes, a fim de encontrar as melhores soluções para reduzir a emissão de CO2 e aumentar a eficiência operacional que um veículo assim precisa.A versão de produção em série do e-NV200, começará a ser feita este ano na fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha.

Após o LEAF, o e-NV200 será o segundo veículo elétrico (VE) a ser globalmente comercializado pela Nissan. A van compacta reforça a liderança da Nissan em mobilidade com emissão zero e representa um grande avanço no segmento de veículos comerciais. No Rio de Janeiro foi possível ter realmente uma primeira impressão. Na área de estacionamento do estádio do Maracanã.Pronto. Já está ligado. Assim mesmo. Esse é o comportamento após você apertar no botão de start/stop para ligar o veículo. O mesmo silêncio é acompanhado no rodar. Apenas os pneus passando sobre o piso.
O modelo 100% elétrico oferece as mesmas características de versatilidade, funcionalidade e praticidade do modelo-base, a van compacta NV200. Oferece, ainda, um desempenho único graças ao trem de força- base do Nissan LEAF.

O motor elétrico é o mesmo, alimentado por uma bateria de íons de lítio. Com tração dianteira, o e-NV200 oferece aceleração excepcionalmente suave e tranquilidade, características que são apenas comuns a veículos elétricos, mantendo as emissões zero de CO2, comparado a aproximadamente 140g de CO2/km emitidos por veículos com motores de propulsão a gás. Além disso, 80% da capacidade total da bateria podem ser rapidamente carregados em 30 minutos.

O modelo oferece uma vasta gama de utilizações para diferentes negócios, com o seu sistema de telemática avançada e a fonte de alimentação no compartimento de carga, que permite ligar equipamentos externos. A disposição inteligente dos módulos da bateria garante ampla área para carga, que é um fator fundamental para um veículo comercial leve. Além disso, o e-NV200 apresenta excelente custo de propriedade, item muito importante para empresas, o que garante alta atratividade.

MECÂNICA ONLINE

Motos Benelli - A primeira concessionária da histórica italiana Benelli será inaugurada no dia 26 de Fevereiro, no bairro do Morumbi, em São Paulo. No showroom oportunidade para conhecer os diferenciais da marca e os modelos disponíveis no país, lançados durante a última edição do Salão Duas Rodas. As motos têm preços a partir de R$ 38.990 e a linha inicialmente é composta pelas nakeds TNT 899, TRE 899 K, TRE 1130 K e pela aventureira TRE 1130 Amazonas, todas equipadas com motorização de três cilindros.

Eco-elétrico - Dez veículos elétricos da gama Renault - 5 unidades do Zoe, 3 do Kangoo Z.E e 2 do Twizy - circularão por ruas, praças e parques de Curitiba a partir de junho, durante a Copa do Mundo, dando suporte às atividades recreativas e culturais, de ronda e patrulhamento.

Engenheiros - Estudo da Michael Page aponta forte procura por engenheiros no mercado de trabalho em janeiro 2014. De acordo com o levantamento, as cidades que mais requisitaram esses profissionais foram Curitiba-PR, Porto Alegre-RS e a região de Campinas, no interior de São Paulo. Os principais setores da indústria que mais contrataram foram: automotivo, bens de consumo, químico e agronegócio.

PERFIL


Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário