segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Equipe Mitsubishi Petrobras sobe mais três posições e se aproxima do top 10 no Dakar


Guiga Spinelli e Youssef Haddad completaram, nesta segunda-feira, a 8ª etapa do Rally Dakar, prova que marcou a chegada da competição ao Chile, país que abriga o restante da competição. A dupla marcou o 11º tempo na etapa, resultado que a fez subir três posições. Agora, os brasileiros estão em 11º na classificação geral."Foi uma etapa bastante rápida, com alguns trechos mais travados, com muitas pedras e terreno com piso fofo aonde não se consegue ganhar muita velocidade. Viemos bem e conseguimos fazer mais um dia limpo e sem imprevistos. Seguiremos com essa estratégia e buscaremos cada vez melhores resultados", conta Guiga.

Durante o dia, a dupla fez a travessia da Cordilheira dos Andes, ultrapassando os 4500 metros de altitude. "Acordamos cedo e percorremos um longo caminho para atravessar os Andes. Os trechos cronometrados não foram tão altos, mas durante o deslocamento, ficamos alguns minutos a 4800 metros do nível do mar", completa o piloto.Mesmo com trechos montanhosos durante parte do dia, o percurso teve vários quilômetros no deserto. "Foi um bom dia de deserto, com mudanças de direção e muita navegação. Foi uma mescla de trechos rápidos e trechos fora de pista lentos. Errar nesse tipo de situação é bastante comum, mas completamos a prova sem surpresas", comenta Youssef.

Em certo ponto da especial, devido aos fortes ventos da região, não foi possível enxergar a estrada no meio da areia, fazendo com que a dupla usasse um recurso muito comum em ralis, a navegação por Cap. "Cap é a marcação de grau que encontramos na bússola. Em algumas situações, a planilha informa em que grau devemos seguir. Basta alinhar o carro na direção informada e ficar atento a outras referências da planilha", explica o navegador. 


Primeira etapa no Chile

Em Iquique, a Equipe Mitsubishi Petrobras chegará ao ponto mais ao norte do Dakar, onde encontrará as dunas do Deserto do Atacama pela primeira vez, em um trecho de quase 450 km. "Enfrentaremos uma etapa que começa com piso firme no deserto do Atacama e termina com vários quilômetros de dunas. O ponto alto da prova é a chegada em Iquique, onde descemos uma duna gigantesca. É uma das imagens mais marcantes do Dakar", afirma Youssef. 

9ª Etapa - 14 de janeiro
Calama - Iquique (CHL)
Deslocamento: 29 km
Especial: 422 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário