terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Equipe Mitsubishi Petrobras mantém 11ª colocação no Rally Dakar


A Equipe Mitsubishi Petrobras completou mais um dia do Rally Dakar nesta terça-feira. Na etapa que marcou a chegada da competição ao litoral do Chile, a dupla Guiga Spinelli e Youssef Haddad terminou com o 14º tempo, resultado que os manteve na 11ª na classificação geral."Chegamos bem nessa altura do Dakar, mas não podemos ficar olhando para a classificação, já que temos dias difíceis pela frente. Qualquer vacilo pode nos fazer perder posições. Devemos continuar mantendo o ritmo e levar o carro até o final do rali", comemora Youssef. 

A etapa teve dois trechos bem distintos. No primeiro, com erosões e muitas ondulações por quase 400 quilômetros, não era possível acelerar, tornando a prova bastante exaustiva. "Foi uma especial bem desgastante, tipicamente do Deserto do Atacama. Passamos por retas intermináveis, que tinham piso acidentado e fofo, com muitos desvios pelo caminho. Provas assim parecem não render. Mas fizemos um bom dia sem imprevistos", explica Guiga.Já os 40 quilômetros finais foram marcados pela presença de muita areia. "Não foram as dunas mais difíceis que encontramos até aqui, mas trechos como esse sempre são complicados", comenta o navegador. 

O ponto alto da prova foi a famosa descida da duna de Iquique, que tem mais de mil metros de altura e que marca a chegada à cidade chilena. "Acho que o mais bacana dessa descida é quando você aponta lá em cima e vê o Oceano Pacífico a sua frente. As pessoas parecem formigas devido à altura da duna. No começo é bastante íngreme, mas a medida que você acelera, o terreno vai ficando cada vez mais plano", conta Guiga.

Décima etapa
A próxima etapa, que tem 631 km de trecho cronometrado, é dividida em duas seções bem distintas. Os primeiros 200 quilômetros de especial passarão por áreas litorâneas, enquanto a segunda parte passará por uma região de minas e formações rochosas, como o arco La Portuda, um dos mais famosos da cidade de Antofagasta. "Vamos buscar completar mais uma etapa limpa, acelerando sempre na medida certa para terminar com segurança. Temos muito rali pela frente", afirma Guiga.

10ª Etapa - 15 de janeiro
Iquique - Antofagasta (CHL)
Deslocamento: 58 km
Especial: 631 km
Total: 688 km

Resultados - 9ª etapa - 14/1*
1) Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (FRA) - 4h17min53s 
2) Nasser Al-Attiyah/ Lucas Cruz (QAT) - 4h20m10s
3) Nani Roma /Michel Périn (ESP)-4h29m29s
4) Orlando Terranova/ Paulo Fiuza (ARG) - 4h32min7s 
5) Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (ZAF) - 4h40min50s
14) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - 5h9min17s

Classificação geral - Rally Dakar 2014*
1) Nani Roma /Michel Périn (ESP)-34h15m17s
2) Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (FRA) - 34h27min47s
3) Orlando Terranova/ Paulo Fiuza (ARG) - 35h10min10s 
4) Nasser Al-Attiyah/ Lucas Cruz (QUA) - 35h15m23s
5) Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (ZAF) - 35h15min23s
11) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - 39h00min41s

Nenhum comentário:

Postar um comentário