quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Automobilismo: Audi e o longo caminho até Le Mans


Nos próximos dias 14 e 15 de junho, a Audi fará todo o possível para dar continuidade à sua sequência de vitórias nas 24 Horas de Le Mans. O novo protótipo Audi R18 e-tron quattro, que será usado na edição deste ano da prova, é o carro de corridas mais complexo já utilizado na história da marca. Chris Reinke, chefe da LMP na Audi Sport, destacou os pontos-chave do projeto:

Julho de 2012 - Pouco depois do primeiro carro híbrido da Audi vencer as 24 Horas de Le Mans, o conceito do novo R18 e-tron quattro foi estabelecido, embora as regras ainda não estivessem totalmente definidas à época.

Outubro de 2012 - Os primeiros testes em túnel de vento. A aerodinâmica é fundamental em Le Mans e tem influência significativa no design do carro como um todo.

Dezembro de 2012 - Início do estágio de design de engenharia. O novo Audi R18 e-tron quattro é formado por 4.200 peças. Quase todas elas redesenhadas.

Início de 2013 - É tomada a decisão de que o novo R18 será equipado com faróis a laser. Uma tecnologia que o desenvolvimento de produção da Audi vinha pesquisando havia anos e na qual está à frente da concorrência.

Março de 2013 - Os primeiros componentes do novo R18 são produzidos e, logo depois, testados em equipamentos e na pista.

Junho de 2013 - No dia de testes em Le Mans, a Audi coleta dados importantes sobre os pneus mais estreitos estipulados para a temporada 2014 pela Michelin, usando um quarto protótipo R18 pilotado por Marco Bonanomi. Não haveria outras oportunidades de testar na pista de Le Mans.

Junho de 2013 - Pouco depois da prova na França, o novo motor V6 TDI construído para a especificação 2014 do R18 é ligado no dinamômetro em Neckarsulm pela primeira vez.

Julho de 2013 - Início dos testes em simulador. Em paralelo com o carro de corrida verdadeiro, a Audi continua o desenvolvimento da versão virtual do R18.

Setembro de 2013 - Montagem do primeiro protótipo de teste (chassi número 401).

8 de outubro de 2013 - Um dia especial em qualquer projeto de carro de corrida: a hora de entrar na pista. Neste caso, em Paul Ricard, na França. Lucas di Grassi e Oliver Jarvis se revezaram ao volante. Nos dias seguintes, o foco foi checar a funcionalidade de todos os componentes do carro.

8 de dezembro de 2013 - A primeira imagem do novo R18 é publicada, no dia anterior ao início dos testes em Sebring, nos Estados Unidos. Todos os protótipos da Audi tiveram de provar seu potencial nesta pista, que é dura com os carros. É o traçado ideal para identificar pontos fracos.

18 de dezembro de 2013 - Na Audi Sport Finale em Ingolstadt, o novo R18 é lançado mundialmente. Allan McNish e Löic Duval apresentam o carro no palco, com Tom Kristensen no cockpit. Ao mesmo tempo, a Audi apresenta os faróis a laser como a mais recente inovação da tecnologia de iluminação para automóveis.

Próximos passos:
De janeiro a maio, o novo Audi R18 e-tron quattro será testado em diversas pistas. A homologação básica do novo protótipo LMP1 deve ser completada até o final de fevereiro e a durabilidade do conjunto será verificada em um teste de 30 horas. A partir disso, não deve haver mais mudanças em componentes, e a montagem dos carros e motores para Le Mans estará em curso. No dia 27 de março, a primeira vistoria técnica será realizada antes dos testes oficiais para o Campeonato Mundial de Endurance (FIA-WEC) em Paul Ricard, na França. Além disso, treinos focados na substituição de peças e sessões de pit stop estão na agenda. A temporada do WEC começará no dia 20 de abril em Silverstone, na Inglaterra. Duas semanas depois, o Audi R18 e-tron quattro estará em Spa-Francorchamps, para a segunda rodada do campeonato. E no dia 01 de junho o carro chega a Le Mans para o dia de testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário