sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Tarcísio Dias - Mecânica Online - Dia do Mecânico

De médico e louco todo mundo tem um pouco. Partindo do conhecido ditado podemos dizer que na hora que precisamos "tratar" de nosso veículo, o melhor médico recomendado é o mecânico. E o que médicos e mecânicos precisam ter em comum? Capacitação, qualificação.Já passou o tempo onde encontrávamos nas oficinas aqueles lindos pôsteres, mão e roupas repletas de graxa, barba por fazer e por aí vai, é fácil lembrar esse cenário que faz parte do passado das oficinas.

Os verdadeiros médicos, doutores de nossos carros, os mecânicos, são eles que nos dão: segurança, conforto e economia, para nosso lazer, prazer, trabalho e realizações. O mecânico é o profissional que cuida da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares, desmontando, reparando, substituindo, ajustando e lubrificando o motor e peças anexas, órgãos de transmissão, freios, direção, suspensão e equipamento auxiliar, para assegurar-lhes condições de funcionamento regular.


Esses profissionais utilizam ferramentas e instrumentos apropriados, para recondicionar o veículo e assegurar seu funcionamento regular. Essa profissão sofreu grandes transformações com o decorrer dos anos, limpou seu ambiente de trabalho, organizou sua clientela e aprendeu que para continuar no mercado é preciso se atualizar sempre.

Para muitos parecia que não seria necessário ter o mecânico, a profissão do passado cresce e se torna atualmente a profissão do futuro. Para isso o mecânico agora se torna reparador e precisa se preparar e buscar qualificação, profissionalização, para se manter atualizado com as novas tecnologias e inovações, cada vez mais sofisticadas.

Entre os vários caminhos para buscar sua qualificação, o mecânico pode buscar institutos e treinamentos especializados, com referências no mercado automotivo e do MEC, e que oferecem cursos pagos e gratuitos em todo o Brasil. A internet é hoje uma importante ferramenta na formação desse novo conhecimento. Vejamos por onde começar:

Senai - Oferece cursos de formação continuada, desde iniciantes até profissionais que já atuam na área e buscam aperfeiçoamento e especialização.

Institutos Federais - Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia cobrem todo o território nacional. Já é possível, por exemplo, realizar Curso Técnico em Manutenção Automotiva através do sistema e-Tec Brasil, combinando aulas presenciais com educação à distância.

Etecs e Fatecs - Em São Paulo, o Centro Paula Souza, que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades Técnicas (Fatecs), oferece gratuitamente cursos técnicos profissionalizantes em Automobilística.

Mecânica Online® - Oferece treinamentos on-line sobre mecânica automotiva, estrutura do automóvel, injeção eletrônica e diversas áreas relacionadas com o automóvel. Disponibiliza também a Coleção AutoMecânica, com os mais recentes assuntos da tecnologia veicular.

Universidade do Mecânico - Programa nacional de treinamento à distância.

Graduação - Para quem já possui ensino médio completo e deseja ter diploma de engenheiro, as opções são bastante variadas, como os cursos de engenharia mecânica ou mesmo os de engenharia mecatrônica, que combina mecânica, ciência da computação e eletrônica, uma mão na roda para entender os automóveis atuais.

MECÂNICA ONLINE

ABS e Air bag – O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, declarou que a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de manter a obrigatoriedade do air bag e dos freios ABS para os novos veículos a partir de janeiro de 2014 elevará o padrão de segurança dos veículos. A medida, segundo ele, vai preservar vidas. "Já perdemos muitas vidas no trânsito. Estes equipamentos efetivamente têm contribuído para diminuir as vítimas de acidentes", disse.

Motorcraft – A Ford, por intermédio de sua área de peças, começa a distribuir uma revista especial para 43 mil oficinas independentes do Brasil. Chamada Motorcraft, a marca de peças de reposição da Ford, a primeira edição da revista começa a ser entregue no dia de hoje, 20 de dezembro, o "Dia do Reparador".


Carro do Ano 2014 – O Novo Golf foi eleito o "Carro do Ano 2014", vencendo 16 veículos finalistas na 47ª edição da premiação promovida pela Revista Autoesporte, da Editora Globo, que ocorreu em São Paulo. O júri também elegeu o motor EA211 1.0L três cilindros como o "Motor do Ano até 2.0L" e o Fox 1.0L BlueMotion o "Carro Verde do Ano 2014".


PERFIL

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.




AUTOS&MÁQUINAS pega carona na coluna  MECÂNICA ONLINE e parabeniza todos os mecânicos do Brasil que sem eles não teríamos tranquilidade em nossas viagens diárias. (R.C.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário