terça-feira, 17 de dezembro de 2013

FIA WEC: Saindo por cima, Allan McNish anuncia aposentadoria


Um dos pilotos mais carismáticos e de maior sucesso está deixando o palco maior do esporte a motor. A poucos dias de completar seu 44º aniversário, o piloto oficial de fábrica da Audi Allan McNish anuncia que não prosseguirá sua carreira de piloto na temporada 2014.O escocês iniciou sua vitoriosa carreira há 32 anos, no kart. McNish conquistou muitas de suas grandes vitórias desde 2000 com a Audi - mais recentemente, ele levou o primeiro título mundial de seu currículo ao volante do Audi R18 e-tron quattro. "Acho que este é o momento ideal para finalizar minha carreira como piloto de carros esporte-protótipo com a Audi", anunciou McNish. "Junto de meus companheiros de equipe Tom Kristensen e Loïc Duval eu completei a minha melhor temporada, tendo, também, vencido as 24 Horas de Le Mans. Por isso eu não poderia desejar mais nada além do que conquistamos neste ano. Posso olhar para trás e ver uma carreira fantástica que não deixou nada em aberto e estou ansioso pelos novos desafios que o futuro me reserva. Agora terei muito mais tempo para a minha família, mas vou continuar envolvido com o esporte a motor de várias formas, entretanto, não mais como piloto", justificou.

Allan McNish vai permanecer próximo da Audi e irá contribuir com seu conhecimento. "Nós apreciamos e respeitamos a decisão de Allan em se aposentar no topo de sua carreira", destaca o chefe da Audi Sport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Ao mesmo tempo, é uma partida particularmente difícil para nós. Todos conhecemos os sucessos dele como piloto. Não devemos nos esquecer, porém, do quanto ele foi valioso no desenvolvimento de nossos carros, o grande ‘team player’ que ele sempre foi e o quanto ele foi consistente na busca dos objetivos da Audi muito além do esporte a motor com profissionalismo, lealdade e comprometimento. Lamentamos que Allan não disputará mais corridas para nós, mas estamos felizes de que ele vai continuar associado à Audi Sport e à Audi como marca", afirmou.

No ano 2000, no Audi R8, Allan McNish venceu pela primeira vez a American Le Mans Series. Em 2006 e 2007, no Audi R10 TDI, ele mais uma vez comemorou os títulos na categoria norte-americana de carros esporte-protótipos. Quatro vitórias nas 12 Horas de Sebring complementam seus registros na América do Norte. Duas de suas três vitórias nas 24 Horas de Le Mans foram conquistadas com a Audi - em 2008 e 2013. 
A conquista antecipada do título deste ano no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) em Xangai, cinco semanas atrás, marcou o topo da carreira do escocês, que inicialmente perseguia o sonho de todo jovem piloto nas categorias de monopostos.Com exceção dos anos de 2001 a 2003, quando esteve ativo na Fórmula 1 como piloto de testes e, depois, oficial, ele competiu pela Audi desde 2000. Por pouco ele não foi exclusivamente piloto do programa de protótipos da marca das quatro argolas: em 2005, ele esteve na ativa também no DTM. Ele é o único piloto a ter guiado todos os protótipos feitos em Ingolstadt e Neckarsulm, do Audi R8R ao R8, R10 TDI, R15 TDI, R18 TDI, o R18 ultra e o R18 e-tron quattro. Foram 29 vitórias em seu currículo, 18 pole positions, 17 voltas mais rápidas e quatro títulos em onze anos, fazendo dele um dos pilotos da Audi de maior sucesso com a marca. "Claro que vamos sentir a falta de Allan", afirmou Chris Reinke, chefe do projeto LMP na Audi Sport. "Mas é típico de Allan que ele também encontrou o ponto perfeito para decidir encerrar sua carreira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário