terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Decisão da Stock Car tem quatro pilotos vencedores


A Corrida do Milhão, que decide o título do Circuito Nova Schin Stock Car e será realizada no domingo, dia 15, no Autódromo de Interlagos, tem tudo para ser uma das mais emocionantes da história da principal e mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro. Além de oferecer R$ 1 milhão ao ganhador, o maior prêmio do esporte nacional, quatro experientes pilotos lutam diretamente pelo título da Stock Car, que em 2014 completa 35 anos de existência.Uma demonstração de que esses quatro são mesmo os melhores desta temporada está nos números deles. Dos 11 pódios realizados até agora, em três oportunidades Thiago Camilo, Daniel Serra e Cacá Bueno estiveram presentes entre os três primeiros. Mais do que isso, somente um pódio no ano não teve a presença de pelo menos um dos quatro. Foi justamente o da primeira corrida em Cascavel, quando Marcos Gomes venceu, seguido por Julio Campos e Ricardo Sperafico.

A regularidade entre os três primeiros, uma das principais características do campeão de 2008 Ricardo Maurício, neste ano foi seguida por outros dois que estão na briga. Ricardinho chegou seis vezes no pódio nesta temporada, mesmo número de vezes de Daniel, mas os dois foram superados por Thiago Camilo, com sete subidas nos degraus daqueles que fazem a maior festa. O pentacampeão Cacá Bueno fez dois pódios em 2014, justamente em suas duas vitórias: na primeira corrida em Interlagos e na primeira em Brasília. Daniel ganhou três, Thiago duas e Ricardinho a outra. Átila Abreu (uma) e Marcos Gomes, com duas, completam a lista.Na classificação geral, o líder Thiago tem 185 pontos contra 181 de Daniel, 178 de Ricardinho e 160 de Cacá. Todos estão na briga matemática pelo título. Entre os três primeiros, quem vencer leva independentemente do resultado dos adversários, pois nesta Corrida do Milhão a pontuação é dobrada e estarão em jogo 48 pontos em vez dos 24 normais. O único que, mesmo vencendo, depende dos resultados dos rivais é Cacá.

Com a confirmação de Bruno Senna como convidado para a Corrida do Milhão serão 35 pilotos brigando pelo prêmio. Até agora foram quatro edições da prova com vitórias de Valdeno Brito (2008), Ricardo Maurício (2010) e Thiago Camilo, o único bicampeão, vencedor em 2011 e 2012. A abertura dos treinos acontece na sexta-feira pela manhã, quando Bruno Senna, sobrinho do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, terá três treinos de uma hora cada para se adaptar ao carro do Circuito Nova Schin Stock Car. O primeiro às 8 horas, o segundo às 9h45 e o terceiro às 11h30. Depois, Bruno, que é o 15º piloto da história a ter corrido na Fórmula 1 e na Stock Car, também participa do treinamento normal marcado para começar às 16 horas.

Os outros pilotos que disputaram a mais badalada categoria do automobilismo mundial e a Stock Car são: 

Luiz Pereira Bueno
Raul Boesel
Ingo Hoffmann
Chico Serra
Christian Fittipaldi
Tarso Marques
Enrique Bernoldi
Ricardo Zonta
Luciano Burti
Roberto Moreno
Wilson Fittipaldi Jr. 
Antonio Pizzonia
Jacques Villeneuve
Rubens Barrichello
Bruno Senna

No sábado, a partir das 11 horas acontece o único treino livre do dia, com os pilotos divididos em dois grupos. Às 16 horas será disputado o classificatório que, a exemplo de toda a temporada, será em duas etapas. Na primeira classificam-se os dez mais rápidos nas duas séries, que definem a pole position no segundo classificatório, conhecido como Q2.

A largada da 12ª e decisiva prova de 2013 está marcada para às 10h30 do domingo e terá 50 minutos mais uma volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário