terça-feira, 15 de outubro de 2013

RANGE ROVER VOGUE HÍBRIDO COMPLETA EXPEDIÇÃO ENTRE INGLATERRA E ÍNDIA


Três protótipos Range Rover Vogue Diesel híbridos completaram um exigente teste final de engenharia, em uma jornada que atravessou 13 países em 53 dias, saindo de Solihull, Reino Unido, até Mumbai, na Índia. Essa foi a primeira expedição de carros híbridos pela Trilha da Seda, e uma das mais ousadas aventuras da Land Rover.

As condições hostis da rota incluiram asfalto de má qualidade, trilhas pelas areias do deserto em um calor de 43ºC, vários quilômetros em trechos de lama e cascalho. Os carros ainda encararam travessias de rios, estradas estreitas em altas montanhas parcialmente bloqueadas por rochas e o ar rarefeito devido a altitudes de 5.500 metros. 

Já o caótico trânsito da China e Índia são testes extremos para homem e máquina.A Expedição Trilha da Seda 2013 foi o teste final de validação do Range Rover Vogue híbrido antes de ser colocado em produção. Desde a fábrica da Land Rover em Solihull, no Reino Unido, eles desbravaram trilhas através da França, Bélgica, Alemanha, Polônia, Ucrânia, Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, China (incluindo o Tibet), Nepal e Índia. Toda essa distância foi percorrida para recriar a lendária Rota da Seda, a primeira trilha de comércio que ligava a Ásia até a Europa há mais de 2.500 anos.

Já perto da remota cidade de Kashgar, noroeste da China, a expedição rumou em direção às montanhas pela estrada Xinjiang-Tibet, onde nenhum veículo de fora do país havia realizado o trajeto até então. Neste trecho os SUVs foram levados à altitudes extremas de 5.300 metros acima do nível do mar.

Foram sete dias consecutivos em altitudes entre 3.350 e 5.379 metros, condições em que o nível de oxigênio no ar é reduzido de para 10%, tornando os movimentos mais dificeis para o ser humano e para motores de combustão interna.O comboio Range Rover Vogue continuou progredindo, sebeneficiando de seus motores elétricos, mesmo carregado de cargas pesadascomo equipamentos para acampamento, comida, kits de primeiros socorros e racks de teto carregados com pneus reserva e galões de combustível.

Trechos de lama que seriam impensáveis para outros veículos híbridos foram superados pelo Range Rover Vogue, com a perfeita combinação entre o motor de 35kW com o propulsor TDV6 3.0 turbo-diesel, que entrega um consumo excelente para um veículo tão espaçoso e potente. Em toda a jornada o Range Rover Vogue híbrido fez uma média de 15,3 Km/l.Engenheiros de desenvolvimento da Land Rover monitoraram de perto os três carros, mandando mais 300Gb de informações técnicas recolhidas durante a viagem para o time de engenharia sediado em Gaydon, no Reino Unido.

O objetivo da expedição não foi testar a confiabilidade mecânica do modelo, mas para calibrar o software do motor e transmissão, para garantir desempenho perfeito em todos os terrenos e extremas temperaturas e altitudes.Alguns pequenos contratempos mostraram como a trilha é dura. Foram 15 pneus furados entre os três Range Rover Hybrid e mais quatro nos carros suporte, quatro rodas foram comprometidas por profundos buracos e quatro parabrisas foram quebrados por pedras soltas na superfície.

O Diretor de Híbridos e Elétricos da Jaguar Land Rover, Peter Richings, que esteve no trajeto final entre Jaipur até Mumbai, disse: “A primeira expedição de um híbrido diesel na Rota da Seda foi pioneira e ambiciosa ao cruzar Europa e Ásia, o que seria impensável para a maioria dos outros veículos. Não importa quão hostil foram as condições, o Range Rover Vogue híbrido as superou. Ao desenvolver um veículo como esse, nosso objetivo era ganhar economia de combustível e diminuir as emissões de CO2, sem comprometer as habilidades fora de estrada de um Range Rover, seu espaço interno e refinamento. O sucesso desta inesquecível expedição claramente mostra que alcançamos o nosso objetivo”.

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