segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Toyota desenvolve o Ha:Mo, sistema de transporte integrado


A Toyota irá expandir o Ha:Mo, sistema integrado de transporte urbano, que está em testes na cidade de Toyota, no Japão, desde outubro de 2012. Seu nome tem origem no termo "Harmonious Mobility Network".A rede, que combina transportes particular e público, tem como objetivos otimizar a mobilidade urbana, reduzir o estresse causado por engarrafamentos e diminuir emissões de CO2 e consumo de energia.

Atualmente, há 20 veículos elétricos, que se deslocam entre quatro estações de mobilidade compartilhada. A partir de outubro de 2013, a cidade contará com 62 bicicletas e 55 carros elétricos em 17 estações, que serão instaladas próximas a terminais de trem, metrô, ônibus e locais de densa circulação, como em centros comerciais, em prédios públicos e nos escritórios da Toyota.

Para tornar a rede de transporte eficaz foi desenvolvido o Ha:mo Navi, um programa com informações em tempo real para os usuários do sistema identificarem o melhor tipo de transporte, particular ou público, a ser utilizado no momento, as rotas mais rápidas, alertas de trânsito, linhas de ônibus e realizar reservas dos veículos elétricos nas estações de mobilidade compartilhada.

i-Road

Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, Suíça, no início deste ano, o conceito i-Road se tornará realidade em 2014, ao ser o principal meio de transporte elétrico do Ha:Mo.O novo i-Road será exibido na CEATEC (Cutting-edge IT & Electronics Comprehensive Exhibition), feira de tecnologia avançada, na cidade de Chiba, Japão, entre 1 e 5 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário