sábado, 20 de julho de 2013

Tarcísio Dias - Mecânica Online Motorização mais eficiente: dupla injeção FSI + MPFI


A Audi oferece tecnologias múltiplas de eficiência na motorização do novo Audi A3 Sportback: injeção direta de combustível, turbo, gestão térmica e sistema start-stop. Graças às inovações, o consumo foi reduzido, em média, cerca de 10% em comparação à versão anterior.
A grande novidade fica por conta do novo motor 1.8 TFSI a gasolina - que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto; além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas e produz 180 cv de potência e 250 Nm de torque.A motorização 1.8 litro pela primeira vez combina dois sistemas de injeção de combustível, além da já FSI, a Audi introduziu a injeção indireta MPFI, utilizada na maioria dos motores injetados. A bomba de combustível tem uma divisão interna com duas linhas de pressão: 6 bar (linha de baixa pressão) para os bicos injetores dentro do coletor de admissão e funcionamento normal no sistema multiponto.

Já a segunda linha é de alta pressão, variando entre 120-160 bar que alimenta os bicos injetores do sistema FSI (da injeção direta) que ficam dentro da câmara de combustão. Esse sistema é mais interessante quando o veículo precisa de dinamismo, ou seja, mais desempenho.Não estranhe que omotor 1.8 do A3 Sportback tenha oito bicos injetores, apesar de ser um quatro cilindros.A sacada dos engenheiros da Audi foi analisar o comportamento dos sistemas e verificar que a injeção indireta permite uma queima numa temperatura mais baixa e menor emissão de CO2.  Através da análise da relação de torque e rotação, conforme a solicitação do motorista, a unidade de comando decide se o motor vai usar multiponto ou injeção direta.

A área azul no gráfico da figura abaixo vai trabalhar com sistema indireto (MPFI) – comportamento esperado do motorista é que ele esteja acelerando de forma suave, tranquila, produzindo assim uma temperatura menor de funcionamento do motor e também redução na emissão de CO2. Quando precisamos realizar uma ultrapassagem, ou seja, mais dinamismo do modelo, o sistema escolhe a injeção direta (FSI).Acontece que o sistema FSI tem dois comportamentos. Na ilha de cor vermelha (vide gráfico abaixo) o sistema utiliza injeção direta de maneira indireta (ainda durante a aspiração de ar o bico injetor já libera o combustível na câmara).

Quando realmente o motorista acelera com vigor o A3 Sportback, ocorre uma injeção dupla (parte verde do gráfico) –quando a válvula de admissão se abre e inicia a aspiração de ar ocorre uma primeira injeção de combustível de pequeno volume, criando assim uma névoa de mistura. Depois, já com o pistão próximo do PMS (Ponto Morto Superior) acontece uma segunda injeção direta de combustível para ganhar a força desejada.A injeção direta sempre vai atuar quando o motor estiver abaixo de uma certa temperatura e também no momento da partida inicial do modelo. Um dos principais reflexos desse sistema é a redução na emissão de CO2 e também melhor eficiência energética do combustível.
Equipado com transmissão S tronic e tração dianteira, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio é de 17,85 km/litro, correspondente a 130 gramas de CO2 por km.

MECÂNICA ONLINE

REVISÕES COM DESCONTO PROGRESSIVO - O Ford New Fiesta Sedã traz um programa de desconto progressivo nas revisões, oferecido para os clientes que seguem o cronograma de manutenção recomendado pela fábrica. Esse programa dá direito às seguintes reduções sobre o preço de tabela: 5% na terceira revisão, 10% na quarta revisão, 15% na quinta revisão e 20% na sexta revisão, dentro do período de garantia de três anos do modelo.

MANUTENÇÃO - Desenvolvido dentro do conceito sob medida, o Volkstotal, contrato de manutenção de frota da MAN LatinAmerica, acaba de completar 10 anos de serviços prestados em todo o país. Pioneiro entre as montadoras de veículos comerciais, o programa tem registrado números crescentes de adesões. Hoje, quase 10% dos caminhões da montadora são adquiridos com alguma das modalidades do Volkstotal.

PARABÉNS! - Os 13 anos de história da unidade da General Motors (GM) de Gravataí, no Rio Grande do Sul, são celebrados neste ano de 2013 com recorde de produção. A fábrica, que iniciou oficialmente sua operação em 20 de julho de 2000, com uma capacidade então instalada de 60 mil unidades/ano, atualmente opera no ritmo de 1.350 carros/dia (63 carros por hora), em três turnos de trabalho, o que permite à unidade atingir cerca de 350 mil veículos/ano.

LIDERANÇA - O Gol, líder no mercado brasileiro há 26 anos seguidos, continua na preferência do consumidor brasileiro também no primeiro semestre de 2013. Com 121.356 unidades comercializadas no período, o Gol está 25.235 unidades à frente do segundo modelo mais vendido do mercado e mantém 9,2% de participação nas vendas totais de automóveis no Brasil.


PERFIL

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário