segunda-feira, 24 de junho de 2013

Porsche vence categorias GT na 24 Horas de Le Mans


A 24 Horas de Le Mans de 2013 terminou com duas vitórias da Porsche nas categorias GT. Os novos 911 RSR, pilotados pelos trios Romain Dumas/Marc Lieb/Richard Lietz e Jorg Bergmeister/Timo Bernahrd/Patrick Pilet, fizeram dobradinha na classe GTE-Pro, enfrentando a forte oposição formada pelos Aston Martin, Ferrari, Chevrolet e Viper. Na classe GTE-Am, o vencedor foi o 911 GT3 RSR tripulado pelos franceses Raymond Narac, Jean-Karl Vernay e Christophe Bourret. A Porsche é a maior vencedora da história da 24 Horas de Le Mans, com 16 vitórias na classificação geral, e os triunfos de 2013 permitiram chegar à marca de 100 vitórias em classes.


A 81ª edição da corrida mais importante do calendário mundial de provas de longa duração aconteceu com tempo instável e condições difíceis. Na linha de chegada, a equipe Porsche AG Team Manthey deu a seus pilotos uma recepção à altura do resultado. A vitória foi obtida na presença de Dr. Wolfgang Porsche (presidente do Conselho de Supervisão da Porsche AG), Mathias Müller (presidente da Porsche AG), Wolfgang Hatz (diretor de Pesquisa e Desenvolvimento) e Bernhard Maier (Vendas e Marketing). Todos passaram a maior parte da prova acompanhando no box o desempenho dos Porsches. 


Durante a corrida, os Porsches vencedores da GTE-Pro funcionaram perfeitamente, fazendo somente as paradas programadas para reabastecimento, troca de pneus e mudança de pilotos. Coube a estes a tarefa de manter os carros da Manthey Porsche AG na pista - e ela foi desempenhada com extremo sucesso. O único incidente aconteceu durante uma entrada do Safety Car após um acidente: o carro entrou na pista à frente de Marc Lieb, o que causou a perda de dois minutos em relação aos adversários.


Na classe GTE-Am, o 911 GT3 RSR da equipe IMSA Performance Matmut, tripulado por Raymond Narac, Christophe Bourret e Jean-Karl Vernay, garantiu à Porsche mais um triunfo em Le Mans. Outra atração da Porsche foi a presença do ator Patrick Dempsey (estrela do seriado "Grey’s Anatomy"), piloto de carros GT já há alguns anos. Seu 911 GT3 RSR, dividido com Patrick Long e Joe Foster, chegou a liderar na classe, mas seu sonho de vitória acabou quando o carro foi jogado para fora da pista por um protótipo.

Em 2013, a 24 Horas de Le Mans foi ensombrecida pela morte do piloto dinamarquês Allan Simonsen. Ele bateu na veloz curva Tertre Rouge na quarta volta da corrida e não resistiu aos ferimentos, falecendo pouco depois de chegar ao Centro Médico do circuito.

Resultado da prova




Classe GTE-Pro
1. Romain Dumas/Marc Lieb/Richard Lietz, Porsche 911 RSR, 315 voltas
2. Jorg Bergmeister/Timo Bernhard/Patrick Pilet, Porsche 911 RSR, 315
3. Peter Dumbreck/Stefan Mücke/Darren Turner, Aston Martin Vantage, 314
4. Jan Magnussen/Antonio Garcia/Jordan Taylor, Chevrolet Corvette, 312
5. Olivier Beretta/Kamui Kobayashi/Toni Vilander, Ferrari 458 Italia, 312
6. Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella/Matteo Malucelli, Ferrari 458 Italia, 311

Classe GTE-Am
1. Raymond Narrac/Christophe Bourret/Jean-Karl Vernay, Porsche 911 GT3 RSR, 306 voltas
2. Piergiuseppe Perazzini/Lorenzo Case/Darryl O’Young, Ferrari 458 Italia, 305
3. Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci, Ferrari 458 Italia, 305
4. Patrick Dempsey/Patrick Long/Joe Foster, Porsche 911 GT3 RSR, 305
5. Patrick Bornhauser/Julien Canal/Ricky Taylor, Chevrolet Corvette, 302
6. Jamie Campbell-Walter/Roald Goethe/Stuar Hall, Aston Martin Vantage, 301

Nenhum comentário:

Postar um comentário