sexta-feira, 21 de junho de 2013

CHEFE DE DESIGN DA JAGUAR É PREMIADO NA INGLATERRA


O diretor de design da Jaguar, Ian Callum, foi considerado o designer do Ano na categoria Interiores Automotivos, no prêmio Automotive Interior Expo Awards. A premiação celebra as mais importantes inovações, produtos e designers do mundo automotivo, especialmente no que se refere aos interiores dos veículos.O título dado ao designer da Jaguar foi concebido por renomados profissionais do design automotivo, em particular por especialistas em interiores de veículos ao redor do mundo. A lista dos votantes é completada por jornalistas de diversos países, especializados neste segmento.

Ian Callum comentou: “é uma honra para mim receber esse prêmio. É uma honra ter os modelos Jaguar reconhecidos também pelo seu design interior que, pessoalmente, são muito especiais para mim. A criação do design interior de um veículo exige sempre ideias inovadoras, que mantém o conforto e a identificação clara com a marca”.“Tenho muito orgulho de toda a minha equipe por me ajudarem a oferecer na linha Jaguar, modelos com interior absolutamente aconchegante que utilizam muito o senso de espaço e funcionalidade. Hoje, toda a linha Jaguar, que passa pelos sedãs XF e XJ e pelos esportivos XK e o novíssimo F-TYPE”, complementou Callum.

Nascido na cidade de Dumfries, interior da Escócia, Ian Callum estudou Design Industrial na Glasgow School of Art e se especializou em design automotivo no Royal College of Art.Seu excelente desempenho acadêmico o rendeu, em 1978, o ingresso na Ford, onde trabalhou por 12 anos nos estúdios de design. De lá, Callum chegou a trabalhar para empresas como Ghia, TWR e Aston Martin.Em 1999, o designer ingressou na Jaguar como diretor de Design e deu início a uma nova era na empresa. Após a apresentação de conceitos como o R-Coupe, RD-6 e o Advanced Lightweight Coupe, a marca teve toda sua linha de veículos renovada em um espaço de apenas três anos.

O início dessa mudança brusca se deu com o coupé esportivo XK, apresentado em 2006. De lá pra cá modelos como o XF e mais recentemente o XJ marcaram uma completa reinterpretação do design da Jaguar, sem a perda da identidade da marca.Essa nova linguagem na aparência dos veículos Jaguar tem no esportivo F-TYPE seu mais recente exemplo.Ian Callum recebeu ao longo de sua carreira cinco títulos de doutor honorário de universidades ao redor do mundo, além de ter sido nomeado como Royal Designer para Indústria pelo  Sociedade Real de Incentivo às Artes, Indústrias e Comércio (RSA) do Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário