sexta-feira, 21 de junho de 2013

Audi larga na frente em Le Mans (LINKS PARA IMAGENS EM TEMPO REAL)


Pela primeira vez em 90 anos de história das 24 Horas de Le Mans, dois carros híbridos ocuparão a primeira fila na mais tradicional prova de longa duração do planeta. Na noite de quinta-feira, a equipe Audi Sport Team Joest colocou seus três Audi R18 e-tron quattro nas três primeiras posições do grid de largada para a prova que começa a ser disputada neste sábado - a partir das 10h no horário de Brasília. A combinação das tecnologias TDI (de motores movidos a diesel) e quattro (tração integral) - que fez história em 2012 quando um carro da Audi foi o primeiro modelo híbrido a vencer em Le Mans - voltou a mostrar sua força nos dois dias de classificação ao longo dos 13.629 metros de extensão da pista de Sarthe, no oeste da França. A bordo do Audi R18 e-tron quattro #2, o francês Loïc Duval estabeleceu sua melhor volta em 3m22s349 (média de 242,5 km/h) ainda na sessão classificatória de quarta-feira, e não viu seu tempo ser batido na noite de quinta, quando a segunda sessão definiu as posições de largada. 



Assim, o francês de 31 anos de idade que divide a pilotagem com Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (Escócia), garantiu sua primeira pole position em Le Mans. A oitava da Audi que, como já havia feito em 2000, 2001, 2002, 2004, 2006, 2011 e 2012, também ficou com a segunda posição do grid.Saindo ao lado do pole position neste sábado, o Audi R18 e-tron quattro #1 será pilotado pelos atuais vencedores das 24 Horas, Marcel Fässler (Suíça), André Lotterer (Alemanha) e Benoît Tréluyer (França). Lotterer, inclusive, foi um dos poucos pilotos que conseguiram melhorar, na quinta-feira, suas marcas do dia anterior. Em uma pista que secava lentamente após as pancadas de chuva deste segundo dia de classificação, o piloto alemão estabeleceu uma volta em 3m23s696 e subiu da terceira par a segunda posição no grid. 



Eleito o melhor estreante em Le Mans este ano, o brasileiro Lucas di Grassi, que pilota o R18 e-tron quattro #1 ao lado de Marc Gené (Espanha) e Oliver Jarvis (Inglaterra), larga na terceira posição. Gené foi o autor da melhor volta do trio na classificação ao registrar sua passagem em 3m24s341. 




Como já tinha acontecido na quarta-feira, uma série de incidentes causou paralisações e encurtou o tempo de pista aberta para os pilotos. Nas poucas voltas que fizeram com asfalto seco, os pilotos da Audi ainda conseguiram coletar dados importantes para a evolução do carro visando a corrida deste fim de semana. 




Antes da prova começar (às 11h no horário de Brasília, 15h locais), os times terão um treino de 45 minutos para fazer os últimos ajustes e avaliações. Vinte e sete canais transmitem a corrida ao redor do mundo e, pela internet, é possível acompanhar onboard os carros da Audi com a transmissão no site www.audi-motorsport.com   e todas as informações no Twitter @Audi__Sport
A corrida também será transmitida no site oficial da prova: www.lemans-tv.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário