domingo, 10 de fevereiro de 2013

Inaugurada exposição "Giugiaro: 45 anos de design italiano" com patrocínio Volkswagen


A Volkswagen está patrocinando a exposição "Giugiaro: 45 anos de design italiano", cuja abertura ocorreu dia 7 de fevereiro e vai até 31 de março, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.
A mostra apresenta o trabalho de Giorgetto e Fabrizio Giugiaro, pai e filho, duas referências de criatividade no design. Giorgetto Giugiaro foi um dos principais agentes a dar forma e beleza à indústria automobilística mundial.

Eles participaram na noite de ontem do evento de abertura da exposição, que também contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, do secretário adjunto da Cultura do Estado de São Paulo, Sérgio Tiezzi, e do cônsul geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili.

Em sua apresentação, Schmall destacou que Giugiaro desenvolveu com muito estilo e funcionalidade projetos e obras que entraram para a história. "A Volkswagen tem grande satisfação de patrocinar essa exposição, especialmente neste ano de 2013, quando a empresa celebra 60 anos de Brasil", comentou. A Volkswagen do Brasil foi a primeira empresa a instalar no País um centro de Design Automobilístico.
Giorgetto Giugiaro mantém estreita relação com o Grupo Volkswagen desde os primeiros anos de atividade de seu estúdio, Italdesign. É de sua autoria, por exemplo, o desenho da primeira geração do Golf (1974) – considerado pelo próprio designer sua melhor e mais importante realização. Giugiaro também desenhou vários outros projetos importantes do Grupo Volkswagen, como o Passat (1973), Scirocco (1974), Audi 80 (1978) e Lamborghini Gallardo (2002).
Essa cooperação de sucesso se itensificou em setembro de 2010, quando o Grupo Volkswagen tornou-se acionista majoritário no Italdesign. O estúdio foi criado em 1968 por Giorgetto Giugiaro em parceria com o engenheiro Aldo Mantovani.

Fabrizio e Giorgetto Giugiaro e o Volkswagen Golf de 1ª geração

Diversidade
Na mostra estão expostos exemplares das criações de Giorgetto. Já na entrada o visitante se depara com o lendário esportivo W12 (2001). No pátio do museu, estão expostos os conceitos Aztec, Structura e Quaranta, que celebraram respectivamente os 20, 30 e 40 anos de fundação do estúdio Italdesign. No salão principal da mostra está uma unidade do Volkswagen Golf de primeira geração.

Além dos carros, estão na mostra objetos que exemplificam a diversidade criativa do designer italiano, como uma bicicleta, poltronas e até máquina de lavar. Há também um modelo em escala do trem de alta velocidade ETR 600 Frecciargento, criado por Giugiaro.

"Nosso trabalho é sempre para a frente, sempre para o futuro, tentando adivinhar o que quer o consumidor. Quem inova deve sempre procurar uma novidade, nunca ficar parado", afirmou Giorgetto Giugiaro. "Temos o dever de criar formas absolutamente cativantes para todos, jovens ou idosos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário