quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

BAJA SAE BRASIL TERÁ 81 EQUIPES



São 81 as equipes inscritas na 19ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que representam 68 instituições de ensino superior de 17 Estados brasileiros e Distrito Federal (DF). Em 2012 foram 71 as equipes participantes de 57 universidades e 15 Estados do Brasil e DF. As provas serão realizadas de 14 a 17 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), Piracicaba-SP. 

Do total de 81 equipes inscritas, 25 são paulistas. Rio de Janeiro e Minas Gerais empatam com nove cada um, seguidos pelos Estados do Rio Grande do Sul, com oito, Santa Catarina, com seis, Paraná e Paraíba, quatro, Pernambuco três, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Bahia duas, e Distrito Federal, Sergipe, Mato Grosso, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pará.

Provas e premiação – Entre as provas estáticas e dinâmicas estão avaliações de projeto, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o esperado enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra em condições severas. 

As três universidades que alcançarem as melhores pontuações na soma geral das provas, poderão participar da Baja SAE Rochester (New York-USA, de 6 a 9 de junho de 2013) representando o Brasil. 

Carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.


O programa - O Baja é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

Além da construção do protótipo em que praticam o conhecimento adquirido em sala de aula, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais se defrontarão no mercado de trabalho.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário