quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A história do automóvel em quadrinhos: "Carl Benz - Uma vida dedicada ao automóvel"



"Carl Benz - Uma vida dedicada ao automóvel" é o título da primeira história em quadrinhos a contar em imagens coloridas como foi inventado o automóvel.  A obra também proporciona um panorama da vida fascinante de seu criador, Carl Benz. O livro, de autoria do artista belga Willy Harold Williamson e do escritor Martin Grünewald, é uma publicação da editora Sadifa Media e estará à venda a partir de 9 de fevereiro de 2013 na loja do Museu da Mercedes-Benz, em Stuttgart.
"É um dos meios mais divertidos de contar as histórias tanto do automóvel como das origens de nossa empresa", comenta Michael Bock, diretor da Mercedes-Benz Classic. "A precisão histórica desses desenhos maravilhosos é impressionante, enquanto o texto nos balões nos leva realmente à essência do que é contado. Cada pequeno detalhe do primeiro automóvel, o Benz Patent Motor Car, é mostrado com precisão e Carl e Bertha Benz são claramente reconhecíveis."


Em suas 52 páginas, o livro em quadrinhos mostra os momentos mais marcantes da vida de Carl Benz, começando com seu nascimento em 25 de novembro de 1844. Suas imagens notáveis contam os muitos obstáculos e dificuldades enfrentados ao longo da vida pelo homem que determinou o dia do nascimento do automóvel ao registrar a patente de seu carro a motor com três rodas em 29 de janeiro de 1886.  Ao seu lado, sua esposa, Bertha Benz. A legendária primeira viagem de longa distância em um automóvel, de Mannheim até Pforzheim, feita por Bertha e seus filhos Eugen e Richard há 125 anos, é mostrada de forma muito convincente nos quadrinhos.  As invenções e desenvolvimentos conduzidos na mesma época por outros pioneiros do automóvel, Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, na cidade de Cannstatt, também estão presentes no livro.

A história em quadrinhos é baseada em fatos comprovados. O Arquivo Clássico da Mercedes-Benz ajudou o internacionalmente renomado desenhista de histórias em quadrinhos, Willy Harold Williamson, e o escritor, Martin Grünewald, em seu trabalho minuciosamente pesquisado. Na medida do possível, todas as cenas históricas apresentadas derivam de fatos documentados. Os diálogos nos quadrinhos procuram ter o mesmo nível de veracidade, apesar de não haver registros de detalhes da época.  
Para criar uma impressão de profundidade com efeito tridimensional, as cores de cada desenho foram aplicadas individualmente por um experiente colorista, em três camadas distintas. Esta forma extremamente complexa de ilustração permite ao leitor um envolvimento muito maior com o desenvolvimento da narrativa. Com acabamento de alta qualidade e capa dura, o livro é uma publicação da editora Sadifa Media, especialista em quadrinhos históricos há mais de 25 anos.  

A história em quadrinhos "Carl Benz - Uma vida dedicada ao automóvel" estará à venda a partir de 9 de fevereiro de 2013 como uma edição especial da Mercedes-Benz Classic, exclusivamente na loja do museu da Mercedes-Benz. O verso da sobrecapa do volume traz a reprodução de um desenho contido no livro, que pode ser emoldurado como um pôster.
A edição especial custa € 19,80 e está disponível em quatro línguas: alemão, inglês, francês e chinês. O livro também pode ser adquirido via internet na Classic Store, pelo linkwww.mercedes-benz-classic-store.com. Durante o próximo ano, a obra também será disponibilizada, com uma capa diferente, em livrarias alemãs.
O Mercedes-Benz Museum abre diariamente de terça-feira a domingo, das 9h00 às 18h00. Reservas e outras informações podem ser obtidas de segunda-feira a domingo, das 9h00 às 18h00 pelo telefone +49 711 17-30 000, pelo e-mail classic@daimler.comou no sitewww.mercedes-benz-classic.com/museum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário