quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

NISSAN APRESENTA VERSA NOTE E CONCEITO RESONANCE EM DETROIT



A Nissan apresentou no Salão de Detroit, a segunda geração do Versa Note, que será lançado no mercado americano. Outro destaque foi o conceito Resonance, que indica como serão as linhas do design dos futuros crossovers da marca. O Salão de Detroit abre as portas ao público dia 19 e vai até o dia 27 deste mês.

O Versa Note chegará às revendas dos Estados Unidos a partir de junho, com muitas tecnologias encontradas somente em modelos de categorias superiores, como o Around View Monitor™. Esse sistema utiliza quatro pequenas câmeras de lentes angulares ao redor do carro para dar ao motorista um panorama de 360º do que está acontecendo em volta do veículo. Dessa forma é possível manobrar com muito mais segurança, evitando pequenas colisões e avistando se há pessoas próximas em pontos cegos, por exemplo.

O sistema estará disponível na versão SL com pacote ‘Tech’, que inclui espelhos retrovisores com aquecimento e o NissanConnectSM, com sistemas de navegação NavTraffic e NavWeather e tela de 5.8’ colorida sensível ao toque. Outros destaques dessa versão top de linha são o assistente de mensagens de texto, que ajuda a ler um sms e o áudio streming via Bluetooth®. A linha do Versa Note contará também com ignição do motor por meio de botão, Bluetooth®, sistema integrado interface para USB/iPod® e transmissões manual de cinco velocidades e CVT® (opcional), entre outros itens.

O estilo moderno do Versa Note foi pensado com dois objetivos práticos: prover aerodinâmica melhorada, que ajuda na economia de combustível, e se destacar no segmento com design marcante. Por conta disso, as portas dianteiras têm fortes vincos, como se fossem esculpidos, e o parabrisa é inclinado para facilitar a passagem do ar e reduzir a sua resistência na carroceria. Outro destaque do estilo é a grade dianteira Active Grille Shutter, que controla o fluxo de ar que entra no compartimento do motor. Essas características, entre outras, colaboram para que o modelo atinja um coeficiente aerodinâmico de apenas 0.298 nas versões equipadas com transmissão CVT.

O Versa Note utiliza a moderna plataforma V, que permite ter um excelente entre-eixos de 2,60 m, mesma distância do espaçoso Nissan Versa, o que confere conforto e amplitude como destaques do modelo. O porta-malas é um dos maiores da categoria, com capacidade para 605 litros. Esse total pode ser ampliado com o rebatimento do encosto do banco traseiro, que cria um espaço amplo para transporte de objetos grandes ou compridos.

O motor que será utilizado em todas as versões (S, SV e SL) é o HR1.6 de duplo comando e com CVTC (Continuously Variable Timing Control), sistema disponível em modelos da Nissan vendidos no Brasil, como Sentra e Versa. Desenvolve 109 cavalos de potência e 14,8 kgfm de torque a 40 mil rpm. A lista de equipamentos de série inclui o Nissan Advanced Air Bag System (AABS) - de duplo estágio - Controle Dinâmico de Estabilidade (VDC), controle de tração (TCS) e monitoramento de pressão de pneus (TPMS).
                
O segundo destaque da Nissan em Detroit é o conceito Resonance. Segundo o vice-presidente executivo da marca, Andy Palmer, o crossover coloca os carros da Nissan em um novo patamar no que diz respeito à inovação. “Seu design é inteligente, assim como a tecnologia embarcada. Isso irá assegurar que continuaremos liderando globalmente e por muitos anos a inovação desse segmento.”

O estilo do Resonance foi desenvolvido pela equipe do Nissan Design America, em San Diego - mesmo estúdio que trabalhou com designers brasileiros na criação do Extrem - e se caracteriza por uma arquitetura arejada, que se destaca pelo teto “flutuante” e grandes paineis de vidro.

Os designers da Nissan desenharam um interior aconchegante, exclusivo e de alta tecnologia. O resultado transforma o habitáculo em “lounge VIP” com assentos de couro de costura premium, que transmitem sofisticação.

Com tração integral, o conceito Resonance conta com o eficiente trem de força híbrido-elétrico, que inclui o sistema “um motor, duas embreagens” criado pela Nissan. Ele combina um pequeno propulsor a combustão interno com outro elétrico de íon-lítio e um avançado programa de gerenciamento. 

“O novo Versa Note e o futuro crossover, inspirado no Resonance, são apenas dois dos modelos Nissan que irão chegar para os consumidores. Estamos antecipando, em Detroit, como será nossa linha 2013”, concluiu Andy Palmer.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário